Sábado, 24 de Outubro de 2020
43 99124-9171
Cidades LUTO

Sueo Matsubara morre aos 81 anos

Fundador e presidente honorário da Sociedade Esportiva Matsubara faleceu de causas naturais

06/10/2020 16h12
Por: Redação Fonte: Agência Futebol Interior
Sueo Matsubara - Arquivo
Sueo Matsubara - Arquivo

CAMBARÁ – O futebol do Paraná está de luto. Morreu na segunda-feira, 5, Sueo Matsubara, fundador e presidente honorário do Matsubara (Sociedade Esportiva Matsubara) que revolucionou o futebol de base do país nos anos 80. Ele estava com 81 anos e morreu de causas naturais.

O dirigente foi um visionário e percebeu que poderia lucrar ‘criando’ suas revelações em casa. Ele foi pioneiro neste tipo de trabalho no Brasil e levou para o clube profissionais que conheciam muito bem a formação de atletas.

Atropelando muitos grandes clubes ele montou uma bela estrutura de treinamento em Cambará e passou a revelar muitos jogadores. Ele formava e negociava. Ganhou muito dinheiro desta forma.

CURIOSIDADES

Neto, campeão brasileiro pelo Corinthians em 1990, cinco anos depois, em final de carreira, defendeu o clube. Era uma forma de chamar a atenção da mídia nacional para seu trabalho de formação de base.

Outro fato curioso é que o ator Nuno Leal Maia, da cidade de Santos, também passou pelo clube na condição de técnico.

O atacante Nilmar, antes de chegar ao Internacional-RS e Seleção Brasileira, também passou pela base do clube paranaense.

CLUBE

Fundado em 18 de dezembro de 1974, foi vice-campeão paranaense em 1976, chamando a atenção de todo o país e depois foi terceiro em 1995, quando representou a cidade de Londrina. Mas no ano seguinte já estava de volta a Cambará.

S.E Matsubara começou a sofrer em 1996, totalmente falido e sem torcida. O golpe final foi a Lei Pelé em 1998, que tirou todo o poder dos clubes na formação de atletas e transformou muitos empresários em milionários.

Em 2009, disputou a Terceira Divisão do Paranaense, numa competição de seis clubes e mandando seus jogos na cidade de Santo Antônio da Platina. Após um longo tempo de inatividade o clube foi terceirizado a Cassiano Menezes (ex-atleta), por um contrato de seis anos.

ALGUMAS REVELAÇÕES

Entre os jogadores revelados pelo Matsubara, Newmar (campeão mundial pelo Grêmio, de Porto Alegre, em 1983) e Toninho Carlos (zagueiro do Santos que chegou à seleção brasileira).

Além de Carlos Alberto Dias (vendido para o futebol japonês aos 17 anos, jogou no Coritiba, Botafogo e Vasco) e Ratinho (vendido para o futebol Japonês).

Colaboração – Jairo Silva

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 18h05 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 26°

25° Sensação
12.2 km/h Vento
57.8% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva