Sábado, 24 de Outubro de 2020
43 99124-9171
Policial VIOLÊNCIA

Denúncia faz polícia resgatar 5 cães acorrentados e prender dono

Delegado Matheus Laiola mostrou em vídeos os maus tratos

14/10/2020 15h01
Por: Redação Fonte: Denise Mello- Banda B
Cães estavam acorrentados – Reprodução PCPR
Cães estavam acorrentados – Reprodução PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) resgatou na manhã desta quarta-feira (14), cinco cachorros em situação de maus-tratos no Morro dos Papagaios, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os animais estavam acorrentados, sem comida e água, segundo a polícia. O responsável pelos cães foi preso em flagrante.

Em vídeo, o delegado da PCPR, Matheus Laiola, contou o que encontrou no local, após uma denúncia anônima.

“Vejam isso que encontramos. Cães amarrados em péssimas condições, sem coleira e com a corrente direto no pescoço. Eles vivem nestas casinhas improvisadas. São cães de caça, extremamente dóceis. Umd eles nem consegue ficar em pé”, afirmou o delegado.

Os animais também estavam em locais com péssimas condições de higiene. Pelo fato da corrente ficar direto no pescoço, sem coleira, apresentavam machucados na área.

“Recolhemos os cães com a ajuda da ONG SOS Patas e certamente eles terão uma qualidade de vida melhor. O responsável pelos animais foi preso em flagrante e autuado por maus tratos a animais”, disse Laiola.

O que diz a lei

No último dia 29, o presidente Jair Bolsonaro sancionou  a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei cria um item específico para esses animais.

Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Antes, o crime de maus-tratos a animais constava no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 17h45 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 26°

27° Sensação
12.1 km/h Vento
45.8% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva