Quarta, 25 de Novembro de 2020
43 99124-9171
Esportes BRASILEIRÃO

Número de técnicos expulsos e advertidos cresce sem torcida nos estádios: "Tudo se escuta"

Sem público em função da pandemia, quantidade de cartões para os treinadores aumenta no Brasileiro. Já são quatro expulsões de técnicos, contra três em todo o ano passado

23/10/2020 13h31
Por: Redação Fonte: Globo Esporte
Mano Menezes reclama da arbitragem — Foto: Reprodução / Premiere
Mano Menezes reclama da arbitragem — Foto: Reprodução / Premiere

Somente nas primeiras rodadas do Brasileirão deste ano já foram aplicados mais cartões vermelhos para técnicos do que em todo o campeonato passado, de acordo com o Espião Estatístico do ge. Em 2020, quatro técnicos já receberam cartão vermelho direto (Tiago Nunes, Guto Ferreira, Enderson Moreira e Mano Menezes), contra 3 em toda a temporada de 2019 (Fernando Diniz, Fábio Carille e Vanderlei Luxemburgo). Se contarmos até a 18ª rodada do ano passado, apenas Diniz havia sido expulso.

Uma das razões para o aumento das advertências aos técnicas pode ser a ausência do som da torcida que, em geral, abafa os excessos cometidos pelos treinadores durante os jogos, é o que sugere a comentarista de arbitragem Nadine Bastos.

- O fato de não ter a torcida se reflete em campo. Jogadores e comissão técnica estão reclamando cada vez mais sobre as decisões da arbitragem, que agora escuta tudo e precisa tomar uma atitude. Isso contribuiu para que esse número aumentasse, tanto na advertência como nas expulsões por reclamação, se comparado com a temporada passada - analisou.

Em menor proporção, o número de cartões amarelos também aumentou. Na última quarta, Vasco e Corinthians abriram a 18ª rodada deste Brasileiro. Estreante da noite, o técnico vascaíno, Ricardo Sá Pinto, foi advertido com um amarelo, o 26º entre técnicos em 2020. No ano passado, ao todo, foram apontados 54 cartões amarelos. Até a 18ª rodada, 22.

Para o comentarista e ex-jogador Roger Flores a exposição das reclamações na TV também pressiona a arbitragem.

- Dá para perceber muito mais os técnicos participando de uma forma menos educada. Com a exposição de um treinador ou outro na televisão cada vez mais a comissão vai cobrando, a tendência é aumentar mesmo o número de cartões - avaliou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 04h38 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

19° Sensação
19.5 km/h Vento
74.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sexta (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens