Aconteceu aos sábados, entre os meses de fevereiro e março, a "Oficina de Roteiro Documental: da ideia à narrativa", conduzida pela cineasta Taciana Oliveira, de Recife/PE. De forma híbrida, com os participantes presencialmente na UAB Jacarezinho, a ministrante conduziu as aulas remotamente de Pernambuco.
Foi uma oportunidade única para os participantes aprenderem mais sobre a linguagem audiovisual, técnicas e estruturas de desenvolvimento de ideias e roteiros para filmes documentais.
Formado em Cinema, o participante e roteirista Juno Gasparoto diz que "foi uma oportunidade única, das poucas que temos acesso no interior do Estado". Juno, assim como outros participantes que possuem projetos audiovisuais em andamento, tiveram a oportunidade de desenvolver ideias e roteiros nas aulas, além de receber assessorias remotas oferecidas pela ministrante.
Assim, a oficina impactou diretamente em projetos audiovisuais em processo de criação, elaboração ou pré-produção. Em especial, dois projetos audiovisuais de Jacarezinho, que estão sendo realizados através da Lei Paulo Gustavo da cidade. São eles: "Pedreira e o peso de todas as águas" e "Miss Paraná Gay".
A ministrante Taciana Oliveira diz estar ansiosa para assistir a estes trabalhos. "Estou super feliz de ter vivido essa experiência", finaliza. A cineasta possui vasta experiência com o audiovisual brasileiro, tendo sido roteirista e diretora do filme "Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo" (2022), indicado como Melhor Documentário no Grande Prêmio do Cinema Nacional. O filme está disponível para locação em plataformas virtuais.
O projeto cultural teve produção da CNX e foi aprovado na Chamada Pública 08/2023 – Edital de Fomento em Apoio ao Audiovisual da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Jacarezinho, através da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Zest Artes e Comunicação de Recife/PE.
Siga a CNX para saber mais sobre este e outros projetos culturais.
www.instagram.com/cnxproducoes