Foto: Divulgação / FCEE
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) disponibilizou a publicação Orientações básicas para um atendimento inclusivo, com recomendações e dicas sobre o atendimento inclusivo às pessoas com deficiência, incapacidade e mobilidade reduzida. O material é voltado, principalmente, para organizadores de eventos presenciais e está disponível no site da FCEE na seção Acessibilidade . O
“Este material surgiu a partir de algumas necessidades que verificamos no dia a dia, tanto de empresas, quanto das equipes e comissões que organizam eventos presenciais e acolhem pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”, explica a pedagoga Juliana Buratto, que é também coordenadora do Centro de Educação e Trabalho da FCEE e uma das autoras do material. “A gente responde dúvidas básicas sobre como acolher, como receber e como se portar com as pessoas com as diferentes deficiências”, acrescenta.
As dicas não estão separadas por deficiências, pois, “consideramos que a acessibilidade é para todos”, explica Juliana, acrescentando que “o foco não é nos impedimentos que as pessoas apresentam, mas em todo o contexto que elas vivem, na interação dos impedimentos das pessoas com as barreiras encontradas na sociedade”.
A elaboração do material também contou com a autoria de Ana Carolina Rodrigues Savall e integra parte da capacitação Inclusão no Mundo do Trabalho: preparação, qualificação, encaminhamento e acompanhamento da Pessoa com Deficiência (EaD). A capacitação é promovida pela FCEE e voltado para profissionais das instituições especializadas em todo o estado.
Mín. 18° Máx. 36°