Segunda, 25 de Janeiro de 2021 13:52
43 99124-9171
Educação PARANÁ

Com autorização da Justiça, Governo realiza prova presencial do PSS para 40 mil pessoas neste domingo

Ao todo, 39.379 candidatos vão participar do processo, que acontece simultaneamente em 30 cidades

10/01/2021 13h29
Por: Redação Fonte: Banda B
AEN
AEN

Com autorização da Justiça, que negou três ações que pediam a suspensão da prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS), o Governo do Paraná realiza neste domingo (10) a prova que visa selecionar professores temporários para o Estado. Ao todo, 39.379 candidatos vão participar do processo, que acontece simultaneamente em 30 cidades.

Nos autos, a Secretaria de Estado da Educação justifica todas as medidas legais que amparam a aplicação da prova, bem como as medidas de prevenção que serão adotadas pelo Cebraspe, empresa responsável pela avaliação.

Há um decreto estadual que garante a aplicação da prova e não existem decretos municipais que impeçam o certame. Em dezembro, quando o cenário epidemiológico do Estado apresentava patamares superiores aos atuais, a prova foi adiada por duas vezes.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) e a APP-Sindicato criticam a realização da prova, já que entendem que o momento epidemiológico não é propício para encontros presenciais.

Medidas de Prevenção

Entre as medidas de prevenção, segundo Governo do Paraná, estão a seleção de locais com amplas janelas para favorecer a circulação de ar; higienização de todo o ambiente, inclusive as carteiras (antes e depois do uso), de malotes e outros materiais de manuseio; verificação da temperatura corporal dos aplicadores e dos candidatos; observação do distanciamento físico; uso obrigatório de máscara; disponibilização de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha nos banheiros e de sacos plásticos transparentes individuais para descarte de material utilizado (lenços e máscaras usadas).

Visando garantir o distanciamento físico de 1,5 metro entre os candidatos em sala, a taxa de ocupação dos espaços físicos foi reduzida de acordo com as dimensões e a quantidade de carteiras existentes nas salas.

Foram selecionados locais com amplas janelas para favorecer a circulação de ar. As janelas deverão permanecer abertas durante todo o período de aplicação de provas, condicionada aos fatores climáticos. O uso de aparelhos de ar condicionado foi proibido. Além disso, em cada sala será informada a capacidade máxima do espaço e o quantitativo de pessoas alocadas naquele ambiente.

O Cebraspe organizará a entrada escalonada dos participantes e colaboradores para evitar qualquer tipo de aglomeração. O Centro dividirá os candidatos em quatro grupos, com horários de entrada distintos, que são informados aos respectivos candidatos na consulta de local e horário das provas. Desse modo, cada grupo de candidatos chegará ao local de prova em um intervalo de tempo, diluindo a circulação de pessoas e evitando aglomerações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 13h49 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 29°

30° Sensação
13.9 km/h Vento
54.2% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.