Supermercado Real POP UP 2
Lettech 970x90
FISCALIZAÇÃO

TCE monitora atenção básica à saúde em Santo Antônio e mais nove municípios

As medidas foram indicadas como resultado de auditorias do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2017

11/07/2019 18h29
Por: Redação
Municípios devem regularizar seus serviços de atenção básica à saúde - Foto: Antônio de Picolli
Municípios devem regularizar seus serviços de atenção básica à saúde - Foto: Antônio de Picolli

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está realizando o monitoramento das recomendações que fez a dez municípios para regularizar seus serviços de atenção básica à saúde. As medidas foram indicadas como resultado de auditorias do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2017. Entre esses municípios está Santo Antônio da Platina.

Desde o dia 5 de julho, dez prefeituras estão recebendo Apontamentos Preliminares de Acompanhamento (APAs), por meio dos quais o TCE-PR solicita informações sobre as providências indicadas no respectivo Relatório de Auditoria do PAF 2017. O prazo para a resposta, por meio do Sistema Gerenciador de Acompanhamento (SGA) do Tribunal, é de dez dias, prorrogáveis por mais cinco. Nesse período, os gestores responsáveis deverão encaminhar informações e documentos que comprovem o atendimento das recomendações, relacionadas em planilha anexa ao APA.

O trabalho é executado pela Coordenadoria de Monitoramento e Execuções (CMEX) do Tribunal. Segundo o coordenador da unidade, Wilmar da Costa Martins Júnior, neste ano também serão realizados monitoramentos do PAF 2017 em mais duas áreas - receita pública e regimes próprios de previdência social (RPPS) -, em outros municípios paranaenses. O acompanhamento das melhorias implementadas em relação às folhas de pagamento, à educação infantil e à gestão de resíduos sólidos já vem sendo realizado desde o início de abril.

Efetividade da fiscalização

Recomendações são orientações dadas pelo Tribunal de Contas aos órgãos fiscalizados sobre as providências que devem ser adotadas pelos gestores para corrigir irregularidades e impropriedades ou adotar melhorias administrativas. "Neste sentido, o principal objetivo do monitoramento é aumentar a efetividade das fiscalizações realizadas pelo Tribunal, por meio da verificação da implementação das orientações feitas, bem como aferir os resultados gerados por tais ações", explica o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres.

A ausência de resposta ou a falta de comprovação de que as recomendações estão sendo efetivamente implementadas poderão levar à instauração de Tomadas de Contas e, consequentemente, à aplicação de multa, ao impedimento de obtenção da Certidão Liberatória e a outras sanções previstas na Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005).

Entre os municípios em monitoramento de recomendações do PAF 2017 estão: Santo Antônio da Platina, Arapoti, Colorado, Guaíra, Loanda, Pitanga, Rio Negro, Santo Antônio do Sudoeste, São Miguel do Iguaçu e Tibagi.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 08h47
15°
Poucas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 11°
15°

Sensação

22.8 km/h

Vento

49.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Foto Valdir
Lettech 300x600
Cinema Caffe 300x600
Ademir Imóveis 300x600
RM AR CONDICIONADO
CINEMA CAFFE 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
Lettech 300x250
Foto Valdir
SICOOB
PIPELINE PISCINAS
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
Mais lidas
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Óptica Visão
Supermercado Real 300x250 nas notícias
AUTOAR REVISORA 300x250
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
Aquarela Enxovais