Segunda, 18 de Janeiro de 2021
43 99124-9171
Cidades LUTO

Professor de medicina, neurocirurgião morre de covid-19 no interior do Paraná

Orival Alves tinha 73 anos e completaria 50 de formado este ano. O neurocirurgião é o 31º médico morto pela covid-19 no Paraná

14/01/2021 17h18
Por: Redação Fonte: Ric Mais
(Foto: Divulgação/CRM-PR)
(Foto: Divulgação/CRM-PR)

Morreu na noite desta quarta-feira (13), em Cascavel, no oeste do Paraná, o neurocirurgião e professor universitário Orival Alves, 73 anos, vítima da covid-19. O médico estava internado há quase três semanas no Hospital Policlínica. Ele é 31.º médico a falecer no Paraná por causa da covid-19 e o primeiro de Cascavel.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) lamenta o falecimento do médico, que foi um dos idealizadores do curso de Medicina e do Centro de Ciências Médicas da Unioeste, e criador e coordenador do Programa de Residência Médica em Neurocirurgia no Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Em 2021, ele completaria 50 anos de formado.

O velório aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), na capela central da Acesc, em Cascavel. A Unioeste decretou luto oficial de três dias na Reitoria, Campus de Cascavel e Hospital Universitário. A diretoria do CRM-PR em Cascavel lamentou “a perda do colega Dr. Orival Alves, que faleceu esta noite. É uma grande perda para nossa região, como pessoa e como profissional. Nossas condolências aos familiares”.

Orival era irmão do também médico e professor Oscar Alves, que foi secretário Estadual de Saúde e Bem-Estar Social e deputado federal pelo Paraná.

Paranaense de Alvorada do Sul, Orival nasceu em 13 de março de 1947. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1971. No ano de 1972, iniciou a residência médica em Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia, com ênfase em Neurocirurgia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, que foi concluir na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

“É com extremo pesar que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) comunica o falecimento do professor do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas do Campus de Cascavel, Dr. Orival Alves, em decorrência de complicações da Covid-19. Professor Orival, Neurocirurgião, está na história da Medicina em Cascavel, sendo importantíssimo na implantação e reconhecimento do curso da Unioeste”, diz nota da universidade.

“Estimados amigos, esta noite o meu amado irmão Orival Alves, médico neurocirurgião em Cascavel partiu para a sua morada eterna, junto de Deus. Ele foi um excelente filho, irmão, marido, pai, médico, professor, um ser humano excepcional. Graduado, doutorado em medicina, muitos pós-doutorados em neurocirurgia, professor nos cursos de enfermagem e de medicina na Unioeste, criador e coordenador do curso de medicina, colocando-o entre os melhores do país. Tombou esse guerreiro na luta a favor da saúde das pessoas, abatido por essa Covid infame. Pelo seu legado como ser humano, exemplar na família e na profissão, temos certeza de que está sendo acolhido por Deus na sua glória. Grato a todos que se irmanarem nas orações pelo seu espírito que descanse em paz, junto de Deus”, escreveu o irmão, Oscar Alves.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 11h00 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 28°

25° Sensação
14.8 km/h Vento
65.1% Umidade do ar
90% (40mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva