Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 06:51
43 99124-9171
Esportes SELEÇÃO BRASILEIRA

"Uns serão lembrados como os melhores da história. Já outros...", diz Marta

Camisa 10 do Brasil posta texto nas redes sociais horas depois de Jair Bolsonaro criticar questão do Enem. Presidente chama de "ridícula" pergunta sobre diferença salarial entre Marta e Neymar

18/01/2021 17h44
Por: Redação Fonte: Globo Esporte
Postagem de Marta nos Stories do Instagram nesta segunda-feira — Foto: Reprodução
Postagem de Marta nos Stories do Instagram nesta segunda-feira — Foto: Reprodução

Uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que compara os salários de Marta e Neymar, foi criticada nesta segunda-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, que considerou a pergunta "ridícula".

Segundo Bolsonaro, o futebol feminino ainda não é uma realidade no Brasil, e por isso não faz sentido a comparação.

- O banco de questões do Enem não é do meu governo, é de governos anteriores. Têm questões ali ridículas ainda, ridículas, tratando de assuntos... Comparando mulher jogando futebol e homem. Por que a Marta ganha menos que o Neymar? Não tem que ter comparação. O futebol feminino ainda não é uma realidade no Brasil - afirmou o presidente em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Também nesta segunda-feira, após o comentário de Bolsonaro, Marta publicou nos Stories do Instagram uma foto com uniforme de treino da seleção e uma mensagem:

"Uns serão lembrados como os melhores da história. Já outros...".

Procurada pelo ge, a assessoria da camisa 10 da seleção disse que ela não vai se pronunciar sobre a postagem. Marta, seis vezes eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo, está em Viamão (RS), em período de treinamento com a seleção brasileira.

O Enem usou como fonte de informação dados de agosto de 2017 para comparar os salários de Marta e Neymar com seus respectivos desempenhos defendendo a camisa do Brasil. Segundo a questão, Marta ganhava 400 mil dólares anuais e já havia marcado 103 gols pela seleção, o que dava, em média, 3,9 mil dólares por gol. Já Neymar, com 14,5 milhões de dólares por ano de rendimentos e 50 gols pelo Brasil, contabilizava uma média de 290 mil dólares por gol.

A partir das informações, a prova listava cinco características que identificavam o futebol e suas relações sociais. Uma das opções dizia que o futebol "se caracteriza por uma identidade masculina no Brasil, conferindo maior remuneração aos jogadores".

Ainda na conversa com apoiadores em Brasília, Bolsonaro disse que a diferença salarial entre jogadoras e jogadores é fruto da "iniciativa privada", e que a questão do Enem é "absurda" porque prega a igualdade por baixo.

- O que o Neymar ganha por ano, todos os times de futebol juntos no Brasil não faturam por ano. Como vai pagar para a Marta o mesmo salário? Isso chama-se iniciativa privada. Ela que faz o salário, ela que mostra para onde o mercado deve ir. Então fazem questões absurdas sempre pregando a igualdade, mas por baixo - declarou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 06h48 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

18° Sensação
20.6 km/h Vento
84.8% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.