Foto: Divulgação / Udesc
Até sábado, 10 de agosto, moradores de sete cidades do Sul catarinense podem participar das oficinas e vivências realizadas pela Operação Caminho dos Cânions, do Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A operação teve início em 31 de julho e, desde então, a equipe de mais de 100 extensionistas da Udesc e instituições parceiras desenvolve atividades gratuitas nos turnos da manhã, tarde e noite em escolas e outros espaços de Balneário Arroio do Silva, Ermo, Meleiro, Morro Grande, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Sombrio.
As ações foram planejadas em conjunto com os municípios e envolvem diversos segmentos, tais como meio ambiente, saúde e cultura, com o objetivo de promover a integração entre a universidade e a comunidade, oferecendo serviços essenciais e educação. Acesse a lista de oficinas no site .
Dentre as oficinas ofertadas este ano está a de primeiros socorros. A atividade já passou pelas sete cidades e vem recebendo boas avaliações do público. “Está sendo muito positivo, estamos muito felizes. A gente tem vários materiais específicos para esses treinamentos, como bonecos para simulação realística de reanimação. Então são coisas que nos auxiliam muito e propiciam que quem está assistindo a oficina consiga praticar”, comenta Vivian Luft, estudante de Enfermagem da Udesc Oeste que ensina as técnicas ao lado de outros servidores e alunos ligados à área da saúde.
Além do retorno positivo da comunidade, a operação impacta na trajetória dos rondonistas. “Preciso destacar a importância das oficinas, não só para a sociedade, mas para quem aplica as oficinas e está levando o que aprendeu na universidade para a sociedade”, salienta Vivian.
Uma das experiências vivenciadas pelos integrantes da operação é o contato com a cultura local, com visitas a uma fábrica de polvilho, olaria e voo de balões. “Os grupos puderam fazer um exercício de docência, de buscar comunicar da melhor forma possível os seus conhecimentos para a população local, promovendo o diálogo dos saberes locais com o saber acadêmico, e também fazer uma bonita integração cultural”, pontua o coordenador do NER e coordenador de Extensão da Udesc, Rafael Gué Martini.
O coordenador enfatiza ainda o trabalho de toda a equipe para cumprir a política de extensão da Udesc alinhada às diretrizes brasileiras. “Buscamos aprender junto com os nossos parceiros como fazer cada vez melhor esse tipo de intervenção social a partir do papel da universidade pública, gratuita de qualidade na sociedade”, completa Gué Martini.
Próxima do fim, a viagem já deixa saudades em Vivian. A quase enfermeira participa das operações desde o primeiro ano da graduação e se emociona ao pensar que esta é a última ação que integrará enquanto estudante, já que sua formatura ocorre ao fim deste semestre. “Foi a melhor coisa que aconteceu na minha graduação inteirinha. Me orgulho tanto desse projeto e já me emocionei diversas vezes durante essa operação. Tudo me toca e faz eu perceber o quão importante é esse projeto”, completa a graduanda.
A cerimônia de encerramento da operação está marcada para sábado, às 10h, em Praia Grande. O evento contará com atração cultural local e participação das equipes e representantes das instituições parceiras.
Sobre o NER
Ao longo de 13 anos, o NER Udesc realizou 18 operações presenciais e outras duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo cerca de 3,5 mil extensionistas/ rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No site do Núcleo é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Outras informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Extensão da Udesc pelo e-mail [email protected]
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3664-7934
Mín. 18° Máx. 36°