Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 06:04
43 99124-9171
Saúde BOLETIM

Sobe para 14 o número de mortes de macacos causadas por febre amarela no Paraná

Conforme a Sesa, três novas mortes foram confirmadas nesta quarta-feira (27); nenhum diagnóstico da doença foi feito em humanos.

27/01/2021 19h50 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: G1 PR
Vacina que protege contra a febre amarela está disponível nas unidades de saúde de todo estado — Foto: Reprodução
Vacina que protege contra a febre amarela está disponível nas unidades de saúde de todo estado — Foto: Reprodução

O número de mortes de macacos causadas por febre amarela subiu para 14 no Paraná, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (27). Ao todo, três novas mortes foram confirmadas, todas ocorreram em Palmas, na região sul do estado.

Segundo a Sesa, os dados levam em consideração o atual período de monitoramento epidemiológico, que começou em julho de 2020 e segue até junho de 2021.

Não há casos confirmados da doença em humanos no estado. Até esta quarta, o Paraná registrou 15 notificações, sendo que 11 delas foram descartadas e quatro seguem em investigação.

Em macacos, foram 104 notificações da doença, em 23 municípios. Outras sete mortes de macacos estão em investigação, 41 foram descartadas e 42 ocorreram por causas indeterminadas.

Conforme a secretaria, os macacos não transmitem febre amarela e a morte de animais indica que o vírus está presente em uma determinada região.

VACINAÇÃO

A vacina que protege contra a febre amarela está disponível nas unidades de saúde de todo estado. De acordo com a Sesa, uma única dose protege para toda a vida.

As doses são recomendadas para pessoas entre nove meses até 59 anos. A secretaria orienta os municípios para que realizem a vacinação com o objetivo atingir o público-alvo, utilizando estratégias de busca ativa pelas pessoas que ainda não foram imunizadas.

Segundo a Sesa, desde 2018, todos os municípios do Paraná passaram a ser área de recomendação vacinal contra a febre amarela diante da circulação viral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 05h48 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

18° Sensação
14.3 km/h Vento
90.1% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.