O Morro do Bim, em Santo Antônio da Platina, está sendo mais uma vez atingido por um incêndio de grandes proporções nesta quarta-feira (11). O clima seco e a baixa umidade do ar favoreceram a rápida propagação das chamas, que geraram uma densa cortina de fumaça branca, afetando a qualidade do ar na cidade e agravando problemas respiratórios em parte da população (vídeo).
Desde o início da tarde, por volta das 12h45, equipes do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina estão no local combatendo o incêndio. O esforço conta com o reforço de atiradores do Tiro de Guerra, militares de outras cidades, além do apoio de caminhões-pipa e de voluntários, mobilizados pela prefeitura. A prioridade tem sido proteger as residências próximas ao morro, evitando que o fogo se alastre para áreas habitadas.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Luís Carlos da Silva, que acompanha de perto as operações, destacou a intensidade do trabalho: “Estamos tentando apagar o fogo com o apoio do Corpo de Bombeiros, caminhão-pipa da prefeitura e voluntários. Parte da área de um condomínio foi atingida, mas, felizmente, sem feridos ou danos materiais. O foco agora é proteger as casas e controlar as chamas”.
Ainda não há informações concretas sobre a origem do incêndio, que deverá ser investigada pelas autoridades competentes. Enquanto isso, a equipe de combate segue empenhada em conter o avanço das chamas e minimizar os prejuízos ambientais e à saúde da população.
Mín. 14° Máx. 28°