No mês de setembro, a edição do programa MON na Escola, realizado pelo Museu Oscar Niemeyer e destinado a profissionais da educação, tem como tema a exposição “Domicio Pedroso: a tessitura urbana como poesia”. A mostra, em exibição na Sala 7, tem curadoria de Maria José Justino e Fernando Bini.
A atividade acontecerá no dia 25 de setembro, com sessões às 9h30 e às 14h. Os participantes iniciarão com uma visita mediada à exposição, seguida de uma oficina artística, conduzida pela professora Daniela Pedroso, filha de Domício. Nessa proposta, os participantes poderão refletir as possibilidades educativas da vasta produção do artista paranaense. A ação é gratuita, mas é necessário inscrição prévia .
O programa é direcionado a professores das redes pública e privada, educadores e estudantes de áreas correlatas. Os encontros são mensais, com emissão de declaração de participação.
SOBRE A EXPOSIÇÃO– Domicio Pedroso (1930-2014) desempenhou grande papel como animador cultural, expógrafo, curador, pintor e gravador. Foi um dos pioneiros na serigrafia artística e comercial, evidenciando a sua relevância para a história da arte no Paraná.
Após os dez anos de seu falecimento, a mostra compreende uma retrospectiva da vasta produção artística. Com isso, é dividida em quatro núcleos: “Paris e Viagens, as Marinhas”, “Autorretratos e Retratos”, “Casarios e Favelas” e “Nova Figuração: Caminhos para a Abstração”. Suas criações exploram o realismo e abstração, com foco na temática dos aglomerados urbanos.
SOBRE A CONVIDADA– Daniela Pedroso é professora, doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestra em Educação, pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Educação Artística - Licenciatura em Artes Plásticas, pela UFPR. Atuou durante 15 anos na Equipe de Arte da Secretaria da Educação de Curitiba. Além disso, escreveu o livro “Poty: Murais Curitibanos”, publicado em 2006.
SOBRE O MON– O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço
MON na Escola – "Domicio Pedroso: a tessitura urbana como poesia"
25 de setembro
Sessão 1: das 9h30 às 11h30
Sessão 2: das 14h às 16h
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON
Inscrições AQUI
Mín. 20° Máx. 27°