A empresa de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi denunciada no sábado, 20, por transbordamento de poluentes nas proximidades da Avenida Jose Palma Rennó, em Santo Antônio da Platina. O efluente, com odor e coloração característico de esgoto, se espalhou sob a vegetação rasteira e chegou até o leito do Ribeirão Boi Pintado.
Em virtude do forte indício de dano ambiental causado, a Sanepar está sujeita a possível infringência de normas ambientais vigentes. Os órgãos competentes como Ministério Público da comarca de Santo Antônio da Platina e o Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT), em Jacarezinho, foram acionados para sanções penais e administrativas.
O chefe do IAT, Marcos Antônio Pinto, informou que ainda não avaliou a ocorrência para lavrar o auto de infração, mas adiantou que a medida mais importante já foi tomada, a de cessar o dano ao meio ambiente. Para lavrar o auto de infração, será necessária uma perícia técnica para avaliar a dimensão dos danos causados. Como o procedimento ainda não foi devidamente realizado, Marcos não informou o valor da multa sem prévia sabedoria da ocorrência.
A assessoria de comunicação da Sanepar informou que equipes estiveram no local e constataram que a rede estava obstruída por objetos lançados irregularmente. Com um caminhão de sucção foi realizada a desobstrução da rede, e seria feita nova vistoria no local.
Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 22° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.