LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
NORTE PIONEIRO

Hospital Regional pede socorro

Com o esfacelar de uma das melhores equipes de saúde do interior do Paraná, UTI neonatal pode fechar

17/07/2019 20h56
Por: Redação
Fonte: Tribuna do Vale
Com o Corpo Clínico ‘esfacelado’, UTI neonatal corre o risco de fechar as portas - Foto: Antônio de Picolli
Com o Corpo Clínico ‘esfacelado’, UTI neonatal corre o risco de fechar as portas - Foto: Antônio de Picolli

O Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP) vive um momento dramático em sua história, mas, assustadoramente, parece que as lideranças da região não estão preocupadas com a gravidade da situação. Mesmo com a sequência de reportagens da Tribuna do Vale e do Portal Tá no Site denunciando o risco de fechamento da UTI neonatal e do próprio hospital, até o momento nenhuma liderança política do Norte Pioneiro mostrou-se preocupada, cobrando da direção da unidade de saúde e do próprio governo estadual, medidas para corrigir as distorções.

A equipe que compõe a UTI neonatal tem o reconhecimento no Paraná e São Paulo pela excelência do trabalho que desenvolve. Sua atuação tem reflexos diretos na redução dos índices de mortalidade infantil nos 22 municípios que recorrem diretamente ao Hospital Regional. Mas este reconhecimento parece que não sensibiliza as lideranças do Norte Pioneiro, que até agora mantém um constrangedor silêncio sobre a crise que se abate sobre a instituição.

O HRNP está na iminência de perder a equipe de profissionais médicos que cuida da UTI neonatal. Três profissionais já anunciaram o desligamento do hospital e mais dois podem sair. O atraso de pagamento é uma das situações agravantes, mas os profissionais reconhecem a dificuldade de lidar com a diretora-geral, Ana Cristina Micó, que tem sido fator decisivo. Ela não dialoga, é centralista e repete o desastre que protagonizou quando foi secretária de saúde de Santo Antônio da Platina.

Esta semana o presidente da Funeas, fundação criada pelo governo estadual para administrar sete hospitais no interior e região metropolitana de Curitiba, entre os quais o HRNP, veio a Santo Antônio da Platina e reconheceu a gravidade da situação. Uma das soluções imediatas foi a regularização dos pagamentos de médicos e enfermeiros, que estavam com os salários atrasados desde abril.

A gravidade da situação exige medidas emergenciais, principalmente com relação à UTI neonatal, ameaçada de fechamento. Mas o quadro geral do hospital é igualmente grave. A opinião geral é que os problemas da instituição tem origem na ineficiência administrativa e não é exclusividade da atual gestão. Arrasta-se há muito anos e tem se agravado na atual administração.

A UTI neonatal inicialmente foi instalada no Hospital Nossa Senhora da Saude (HNSS), no centro de Santo Antônio da Platina. A unidade foi transferida para o Hospital Regional e, em fevereiro de 2013, entrou em operação.

Desde então tem sido um modelo de atendimento, responsável por salvar a vida de centenas de crianças, que não teriam chances de sobrevivência sem o trabalho de abnegados, componentes de uma equipe de profissionais que, muitas vezes abdica de suas vidas pessoais para manter a unidade funcionando, permitindo que recém-nascidos tenham o direito de viver.

Uma enfermeira, emocionada, disse que a equipe da UTI se transformou numa família, lutando para salvar vidas, na maioria das vezes, esquecendo-se que seus salários estão atrasados há meses como agora.

Futuro incerto

Em meio a esta crise assustadora, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) anuncia a entrada em funcionamento da UTI adulta, amplificando a incredulidade da maioria que atua no hospital. “Como imaginar esta unidade funcionando quando a UTI das crianças corre o risco de fechar?”, questionam. O ceticismo tem uma grande dose de razão.

A descrença relaciona incubadoras paradas por falta de manutenção, ar condicionado parado há meses por falta de uma peça, bisturis elétricos queimados, lâmpadas do centro cirúrgico sem substituição – apesar de queimadas, caldeira sem funcionar – obrigando pacientes e acompanhantes a tomarem banho em outra ala do hospital e, salários atrasados. Tudo isso acontecendo sob o silêncio perturbador das lideranças da região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 11h54
20°
Poucas nuvens Máxima: 26° - Mínima: 12°
20°

Sensação

13.2 km/h

Vento

55.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Foto Valdir
Cinema Caffe 300x600
Ademir Imóveis 300x600
JE LEILÕES ANDIRÁ
Lettech 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
RM AR CONDICIONADO
CINEMA CAFFE 300x250
PIPELINE PISCINAS
CDS 300x250
Foto Valdir
SICOOB
Últimas notícias
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
SCHMIDT MOTOS 300x250
Mais lidas
Óptica Visão
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Supermercado Real 300x250 nas notícias
AUTOAR REVISORA 300x250
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA