Domingo, 11 de Abril de 2021 01:11
43 99124-9171
Geral Geral

IAT notifica empresa responsável por poluição na Bacia do Iraí

Desde terça-feira, cerca de 1 milhão de pessoas têm abastecimento afetado na Região Metropolitana.

05/03/2021 19h10
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Instituto Água e Terra (IAT) notificou na tarde desta sexta-feira (5) a empresa responsável por lançar de forma irregular efluente na Bacia do Iraí, afetando o abastecimento público da Região Metropolitana de Curitiba. A empresa foi notificada a paralisar imediatamente as suas atividades de lavra. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

O excesso de sedimentos vem provocando redução no processo de tratamento de água da Sanepar, impactando desde terça-feira o abastecimento de cerca de um milhão de pessoas. A Sanepar vem executando manobras diárias no sistema para não afetar sempre os mesmos bairros.

REINCIDÊNCIA– Em junho e outubro de 2019, a empresa já havia sido autuada por lançamento de efluente, diretamente no corpo receptor, sem o devido tratamento, com o agravante de interrupção do tratamento da água por parte da Sanepar. À época, a atividade foi embargada pelos órgãos ambientais.

Em agosto de 2020, em decorrência de descumprimento do embargo anteriormente promovido, a empresa foi novamente autuada devido a um recorrente escoamento superficial da água oriunda do tanque de decantação, que, inadequadamente, infiltra e percola por toda a área de várzea do rio Piraquara.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 01h03 - Fonte: Climatempo
20°
Tempo aberto

Mín. 16° Máx. 33°

20° Sensação
12.6 km/h Vento
55.5% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (12/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol e Chuva
Terça (13/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens