Um homem de origem indígena foi morto com requintes de crueldade neste sábado (22), em Guaíra, no Oeste do Paraná. O homem, identificado como Marcelo Ortiz, de 33 anos, era de origem Avá Guarani e conhecido pelo apelido de Ku’i. Segundo uma rádio local, neste domingo (23), três suspeitos do crime foram presos.
O assassinato aconteceu num ponto próximo ao aeroporto. O corpo de Marcelo foi encontrado após ser jogado em uma vegetação. A cabeça estava pendurada em uma estaca, feita com galhos.
Ao Brasil de Fato, lideranças Avá Guarani afirmaram que Marcelo “era um jovem trabalhador, morador do Tekoha Jevy”.
Ainda não se sabe o motivo do crime, mas o assassinato mobilizou agentes da Força Nacional, da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil.
Em nota, a PF informou que “iniciou investigação policial no início da manhã” e que “foram realizadas diligências policiais e perícia visando a identificação dos autores do crime”.
Suspeitos presos
Segundo a rádio Educadora, três suspeitos do crime foram presos pela PF na madrugada de domingo. A informação é de que os três também seriam indígenas, e o crime aconteceu após uma briga entre eles.
Ao que tudo indica, conforme a apuração da rádio local, o crime não teve relação com os conflitos fundiários em Guaíra e Terra Roxa.