LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
QUATIGUÁ

Romanelli defende engajamento da sociedade no combate à violência contra a mulher

O Paraná ocupa a terceira posição no ranking nacional de violência contra a mulher

22/07/2019 20h43
Por: Redação
Romanelli participou de ato de combate à violência contra a mulher e ao feminicídio em Quatiguá - Divulgação
Romanelli participou de ato de combate à violência contra a mulher e ao feminicídio em Quatiguá - Divulgação

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) ressaltou nesta segunda-feira, 22, a importância do engajamento de toda a sociedade no combate à violência contra a mulher e ao feminicídio. "Combater a violência contra a mulher é uma questão absolutamente fundamental em Quatiguá, no Norte Pioneiro e em todo o estado. Nós temos uma mobilização estadual justamente para que possamos sair dessas estatísticas que envergonham a todos. O Paraná está em terceiro lugar nacional de violência contra a mulher", disse Romanelli na abertura da mobilização ao Dia Nacional do Combate ao Feminicídio no Paraná.

No evento realizado em Quatiguá, no Norte Pioneiro, Romanelli afirmou que é preciso quebrar o ciclo de violência contra a mulher e denunciar as agressões. “Em 2018, foram 4.254 mulheres assassinadas no país. No Paraná, foram 61 feminicídios, crime motivado pelo fato de a vítima ser mulher. É preciso conscientizar as mulheres que vivem relacionamentos abusivos, denunciar e punir os agressores, antes que seja tarde demais”, reiterou.

A prefeita Adelina Parmezan (PTB), anfitriã do evento, destacou a importância do envolvimento de toda população no combate da violência contra a mulher. "Precisamos acabar com o feminicídio na cidade e no Estado. Eu estou comprometida com essa causa e agradeço ao deputado Romanelli e a todos os envolvidos nesta luta", disse.

"A OAB de Santo Antônio da Platina em parceria com Prefeitura de Quatiguá promovem esse evento com o objetivo de auxiliar a família das vítimas do crime de feminicídio. Nós prestamos orientação jurídica e assistência e apoio necessário", completou Adelita. 

Mortalidade - Romanelli citou pesquisa do Ministério da Saúde que aponta que as mulheres expostas à violência física, sexual ou mental têm um risco de mortalidade que equivale a oito vezes o da população feminina em geral.

Segundo o estudo, que analisou cerca de 800 mil notificações de violência contra mulheres feitas por serviços de saúde e 16,5 mil mortes associadas a elas no período entre 2011 e 2016, as mulheres expostas à violência crônica, como a doméstica, adoecem muito mais,

As mulheres representaram 70% das 243.259 vítimas de violência que procuraram o SUS em 2016 para atendimento médico. A maioria das agressões (70%) ocorreu em casa. Em 28% dos casos, a violência era de repetição.

Integração - Romanelli defende a integração entre os órgãos públicos para prestar uma assistência adequada às mulheres vítimas de violência. “A Assembleia criou a Procuradoria da Mulher, recém-instalada que está fazendo um trabalho de articulação com os municípios. É importante que no momento em que o sistema de saúde constata a violência doméstica, outros órgãos do Estado sejam notificados e mobilizados', disse.

"A mulher precisa receber assistência social e psicológica, a própria polícia precisa ser avisada porque muitas vezes uma ronda policial próximo à casa do agressor já inibe a violência“, completou.

Em Quatiguá, o dia de conscientização foi uma iniciativa da Prefeitura, da Ordem dos Advogados do Brasil de Santo Antônio da Platina, Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Senac e Assembleia Legislativa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 00h00
22°
Pancada de chuva Máxima: 35° - Mínima: 18°
22°

Sensação

25.3 km/h

Vento

63.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ademir Imóveis 300x600
Cinema Caffe 300x600
Foto Valdir
RM AR CONDICIONADO
Rodoviário Afonso 300x250
CINEMA CAFFE 300x250
Lettech 300x250
Blogs e colunas
SICOOB
Foto Valdir
CDS 300x250
PIPELINE PISCINAS
Últimas notícias
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
SCHMIDT MOTOS 300x250
Mais lidas
Óptica Visão
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Supermercado Real 300x250 nas notícias
AUTOAR REVISORA 300x250
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA