Em um momento em que os índices de desmatamento continuam alarmantes — como o aumento de 68% na Amazônia apontado pelo Instituto Imazon —, iniciativas locais ganham destaque como alternativas viáveis de transformação ambiental. Foi o caso do plantio de 430 mudas de árvores nativas e ornamentais realizado no último dia 12, no alto do Morro do Bim, em Santo Antônio da Platina/PR.
A ação faz parte do movimento “Junho Verde”, campanha dedicada à sensibilização ecológica, e reuniu alunos, professores, instituições públicas e movimentos ambientais.
Entre as mudas plantadas estavam Ipês, Aroeiras-vermelhas, Oitis, Guapuruvus e Goianiras — todas adaptadas ao clima local. A iniciativa foi liderada pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, que estabeleceu a meta de plantar mil mudas em 2025, em parceria com diversas entidades, entre elas:
Ministério Público do Paraná (MPPR)
Instituto Água e Terra (IAT)
Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (APLA/Crea-PR)
Movimento Os Legendários
Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico (COMMASB)
Tiro de Guerra 05-004
Escolas públicas e privadas do município
Participaram do plantio 134 estudantes de quatro estabelecimentos de ensino:
Escola Estadual Santa Terezinha
Colégio Estadual Cívico-Militar Edith de Souza Prado de Oliveira
Escola Municipal Joaquim José da Silva Xavier
Escola Municipal Pedro Claro de Oliveira
Durante a atividade, a professora de Ciências Terezinha Archanjo explicou o processo da fotossíntese de forma didática, ressaltando o papel das plantas na produção de oxigênio:
“A clorofila capta a energia do sol e, junto com a água e os sais minerais, transforma essa energia em alimento. Durante esse processo, a planta absorve o gás carbônico e libera oxigênio para nós.”
Além de ampliar áreas verdes, a ação tem objetivo estratégico: recuperar o Morro do Bim, frequentemente afetado por queimadas ilegais e degradação ambiental.
“Arborizar é restaurar, melhorar a qualidade do ar e valorizar a biodiversidade”, afirmou o Diretor de Meio Ambiente, José Ricardo Arruda.
O Prefeito Gil Martins fez um apelo direto aos estudantes:
“Convidem seus pais, avós, vizinhos para cuidar das mudas. Nossa cidade precisa e merece ser mais bonita.”