O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio das Promotorias de Justiça de Andirá e Bandeirantes, deflagrou nesta quinta-feira (3) a Operação Mesquita II, em parceria com a Polícia Militar, para combater uma organização criminosa com atuação a partir do sistema prisional.
A ofensiva visou o cumprimento de 12 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Andirá, Bandeirantes, Itambaracá e Nova Fátima, localizadas no Norte Pioneiro do estado.
A operação contou com o apoio de 52 policiais militares do 18° Batalhão da PM, englobando equipes da Rotam, Rádio Patrulha, Serviço Reservado e Equipe Canil, além da Agência Local de Inteligência (ALI). Membros do MPPR também acompanharam toda a movimentação nos locais alvos.
Segundo o Ministério Público, 10 dos 12 alvos de prisão foram localizados e detidos. Dois seguem foragidos. Já os 12 mandados de busca e apreensão foram integralmente cumpridos, resultando na apreensão de:
11 aparelhos celulares
1 balança de precisão
Material para preparo e embalagem de drogas
R$ 994,25 em espécie
As investigações apontam que os suspeitos fazem parte de uma facção criminosa que comandava ações ilegais mesmo com integrantes presos, utilizando celulares e outros meios para manter o controle das atividades do grupo.