Supermercado Real POP UP 2
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
POLICIAMENTO

População quer retorno da Rocam, desativada por falta de efetivo

Crescimento do número assaltos leva moradores de Santo Antônio da Platina a pedir o retorno da equipe da PM que atuava com motocicletas

07/08/2019 19h53
Por: Redação
Foto: Antônio de Picolli
Foto: Antônio de Picolli

Em meio a uma nova onda de assaltos, a população de Santo Antônio da Platina cobra o retorno da equipe da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) no município. Esta equipe da Polícia Militar atuou por vários anos na cidade, merecendo elogios da população pela agilidade e resultados satisfatórios na luta contra a criminalidade. Durante esta semana a redação da Tribuna do Vale e do Portal Tá no Site recebeu várias mensagens questionando o fim do trabalho por motociclistas da PM.

O problema, entretanto, é o mesmo em toda região atendida pelo 2º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Jacarezinho e que atende 22 municípios da região: a falta de efetivo. Segundo a reportagem apurou, os dois PMs que faziam parte da equipe da Rocam ainda estão na ativa, mas foram remanejados para outras funções em virtude do número insuficiente de policiais militares no Norte Pioneiro.

Em entrevista à Tribuna do Vale nesta semana, o tenente-coronel José Luiz de Oliveira, comandante do 2º BPM, afirmou que existe um déficit de militares na região e que isso tem exigido alguns remanejamentos, além de escalas com menos tempo de descanso para os policiais. A declaração, inclusive, foi feita após um questionamento da população de Jundiaí do Sul, exatamente sobre a falta de efetivo policial na cidade.

“O que tem ocorrido é uma situação em nível de outras unidades também, que são grandes turmas de policiais fechando seu tempo na ativa e se aposentando, então quando o policial sai, a maneira de recompor é uma nova escola de soldados, quando isso não é possível o que o Batalhão faz é o remanejamento”, explicou.

A expectativa do comandante é a realização de um concurso e uma consequente escola para formação de soldados no 2º BPM. “Temos previsão de curso de soldado para esse ano e esses policiais irão recompor o efetivo. Então tem essa dificuldade. Não posso tirar um policial de outro município senão vou descobrir a cidade. A gente pede um pouco de paciência para recompor o efetivo. Até que isso aconteça vamos fazer operações e a população deve continuar fazendo suas denúncias para que a polícia possa fazer as autuações”.

Ainda de acordo com o tenente-coronel, mesmo em meio a essa dificuldade, a PM tem um saldo positivo no último ano com relação às estatísticas. “Temos números positivos, quase 60% de redução de homicídios e crescimento de apreensões de drogas e armas. Trabalho eficiente, mesmo com as dificuldades, e acredito que o quanto antes resolveremos essas questões pontuais”.

ONDA DE CRIMES

A onda de furtos e roubos em Santo Antônio da Platina teve início em julho e desde então foram vários crimes registrados, principalmente contra empresas comerciais do município. Somente nesta semana foram alvos dos criminosos um supermercado e um posto de combustível.

Segundo o delegado Rafael Guimarães, titular da 38ª Delegacia Regional de Polícia, existe um esforço conjunto entre as polícias civil e militar para a prisão dos envolvidos. Integrantes de uma quadrilha que agiu em pelo menos quatro dos assaltos já foram identificados e dois deles já foram presos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 10h31
25°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 18°
25°

Sensação

16.4 km/h

Vento

47.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
TOCA LANCHES
Cinema Caffe 300x600
Foto Valdir
Ademir Imóveis 300x600
CINEMA CAFFE 300x250
RM AR CONDICIONADO
Lettech 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
Blogs e colunas
Foto Valdir
PIPELINE PISCINAS
CDS 300x250
SICOOB
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
Mais lidas
Óptica Visão
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Supermercado Real 300x250 nas notícias
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250