Supermercado Real POP UP 2
Lettech 970x90
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
IDENTIFICAÇÃO

Polícia Civil firma convênio e agiliza perícia de impressão digital

Parceria com a Polícia Civil de São Paulo permite que o tempo para o resultado da perícia passe de duas semanas para poucas horas

12/08/2019 14h40
Por: Redação
Fonte: Da Agência Estadual
O sistema foi criado pelo governo paulista e compartilha dados de São Paulo, Goiás, Rondônia, Sergipe e Paraná - Foto: AEN
O sistema foi criado pelo governo paulista e compartilha dados de São Paulo, Goiás, Rondônia, Sergipe e Paraná - Foto: AEN

A Polícia Civil do Paraná firmou convênio com a Polícia Civil do estado de São Paulo para agilizar a perícia de impressão digital. A perícia é fundamental para identificar suspeitos e vítimas de crimes, além de pessoas desaparecidas. Se antes o resultado levava até duas semanas, agora em poucas horas já é possível confirmar se determinada pessoa é autora de um delito.

O sistema de Legitimação à Distância (Lead) foi criado pelo governo paulista e compartilha dados de São Paulo, Goiás, Rondônia, Sergipe e, agora, Paraná.

O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockemback, afirma que o convênio terá um impacto direto na eficiência das investigações. “A iniciativa, com certeza, aumentará e muito o número de identificação de autores de crimes. Trata-se de uma medida inovadora que tem por finalidade aumentar os índices de solução de crimes e garantir maior efetividade às investigações conduzidas pela Polícia Civil do Paraná””, disse ele.

INTEGRAÇÃO - Atualmente existem 13,7 milhões registros de carteira de identidade paranaenses. Com o compartilhamento de dados dos outros quatro estados, o universo de pesquisa aumentará de forma acentuada. Somente o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton, de São Paulo, possui 66,8 milhões de registros gerais.

Rockembach ressalta que a implementação do sistema Lead na Polícia Civil do Paraná é um avanço ao trabalho de polícia judiciária. “A implantação do sistema Lead na Polícia Civil do Paraná é uma inovação tecnológica, que servirá para integrar as bases de dados dos institutos de identificação das polícias civis do Paraná, São Paulo, Rondônia, Sergipe e Goiás, bem como outras que virão na sequência.”

RÁPIDO E SEGURO - Antes do sistema Lead ser compartilhado, a Polícia Civil do Paraná já fazia solicitações de confrontos datiloscópicos para outras polícias. Porém, não havia rapidez no retorno dos pedidos de identificação de suspeitos de crimes, de vítimas e de desaparecidos.

A partir do convênio, o sistema Lead permite o uso de uma plataforma segura entre as polícias civis dos cinco estados. Na própria interface, o servidor autentica digitalmente a assinatura, solicita a perícia de impressão digital e no mesmo dia recebe o laudo confirmando ou não a identidade suspeita.

O delegado Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Paraná, explica que o Lead traz diversos benefícios à troca de informações entre as polícias: boa resolução às impressões digitais, segurança e rapidez na emissão de laudos.

“Nesse sistema, o trâmite de digitais coletadas em cenas crime, de corpos, seguirá por um sistema seguro, criptografado e com assinatura digital de todos os envolvidos, dando sigilo e resposta rápida. É um avanço na comunicação de todos os institutos de identificação das Polícias Civis”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 13h11
31°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 17°
29°

Sensação

20 km/h

Vento

21.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Lettech 300x600
Cinema Caffe 300x600
Foto Valdir
Ademir Imóveis 300x600
CINEMA CAFFE 300x250
Lettech 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
RM AR CONDICIONADO
CDS 300x250
PIPELINE PISCINAS
Foto Valdir
SICOOB
Últimas notícias
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
SCHMIDT MOTOS 300x250
Mais lidas
Óptica Visão
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Supermercado Real 300x250 nas notícias
AUTOAR REVISORA 300x250
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA