Supermercado Real POP UP 2
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
SAÚDE

Cefaleia Tensional: veja como é possível acabar com esse incômodo

Cefaleia Tensional: veja como é possível acabar com esse incômodo

12/08/2019 15h47
Por: Redação
Fonte: Por Redação RIC Mais e Assessoria de Imprensa
A DOENÇA CEFALEIA TENSIONAL PODE ESTAR LIGADA AO BRUXISMO DE VIGÍLIA, QUE É CARACTERIZADO PELO HÁBITO DE APERTAR OU ENCOSTAR SUTILMENTE OS DENTES OU ATÉ TENSIONAR A MANDÍBULA DURANTE A VIGÍLIA. (FOTO: ATIVO SAÚDE)
A DOENÇA CEFALEIA TENSIONAL PODE ESTAR LIGADA AO BRUXISMO DE VIGÍLIA, QUE É CARACTERIZADO PELO HÁBITO DE APERTAR OU ENCOSTAR SUTILMENTE OS DENTES OU ATÉ TENSIONAR A MANDÍBULA DURANTE A VIGÍLIA. (FOTO: ATIVO SAÚDE)

Uma pressão de intensidade leve a moderada que atinge toda a volta da cabeça, em alguns casos mais localizada na testa ou na região próxima ao pescoço, com duração que pode variar de meia hora a anos a fio. Assim é a cefaleia tensional, quadro que atinge entre 38% a 74% dos brasileiros e pode ser dividido em episódica, quando o desconforto é temporário, dura entre meia hora e sete dias, e é resposta a algum evento específico, e crônica, quadro mais duradouro que pode ocorrer todos os dias por tempo indeterminado e muitas vezes dá as caras logo de manhã. “Nos dois casos a pessoa também costuma sentir dor na nuca, nos ombros e nas costas, provocada pela contração muscular, outro sinal de tensão” explica Dr. Rafael Paternó, neurologista.

Quando as crises são pontuais, o uso de analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios é a solução mais utilizada. No entanto, quando elas são recorrentes e duradouras, outros tratamentos são necessários. Nesses casos, os médicos indicam que o paciente tome atitudes que combatam o estresse, como praticar atividades físicas, e podem lançar mão de ansiolíticos e antidepressivos. Além disso, existem outras opções de tratamento que ajudam a combater o problema. Um deles é a toxina botulínica, que pode entrar em cena quando as dores se mantêm por mais de 15 dias por mês em um período maior do que 90 dias. Nesse caso, o especialista aplica a substância em pontos próximos às terminações nervosas da cabeça, nuca, pescoço e ombros, provocando o bloqueio entre o nervo e o músculo e a inibição de substâncias que provocam o quadro inflamatório e, por tabela, a dor.

Outra opção é o uso de um aparelho que é colocado entre os dentes com o objetivo de evitar a contração inconsciente dos músculos temporal e masseter, localizados na lateral da cabeça e na mandíbula projetados para abrir e fechar a boca e acionados durante a mastigação e a deglutição da saliva. Isso é necessário porque muitas pessoas acabam descontando a tensão nessa região, mantendo-a contraída durante bastante tempo, o que desencadeia o desconforto. Esse é o chamado bruxismo que, ao contrário do que se imagina, não acontece só à noite mas principalmente durante o dia quando a pessoa está acordada. É o Bruxismo de Vigília.

Alain Haggiag, cirurgião dentista e diretor clínico da start up brasileira na área da saúde LIVA, explica que o objetivo desse tipo de aparelho é ensinar o paciente a identificar quando as contrações fora de hora estão ocorrendo e evitar que elas prossigam. “Ensinar o paciente a identificar quando as contrações fora de hora estão ocorrendo e evitar que elas prossigam, relaxando a musculatura e evitando o mal-estar. Além de ajudar na reeducação do indivíduo, o dispositivo leva a um novo ajuste do envio dos sinais dolorosos para o cérebro, diminuindo a sensibilização à dor”.

Cabe ao médico ou ao dentista avaliar cada caso e determinar qual é a melhor forma de tratamento. Por isso, é muito importante que as pessoas que sofram constantemente com dores de cabeça não fiquem tomando medicação por conta própria constantemente e procurem ajuda especialista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 13h11
31°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 17°
29°

Sensação

20 km/h

Vento

21.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Cinema Caffe 300x600
Lettech 300x600
Foto Valdir
Ademir Imóveis 300x600
Lettech 300x250
CINEMA CAFFE 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
RM AR CONDICIONADO
SICOOB
CDS 300x250
Foto Valdir
PIPELINE PISCINAS
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
Mais lidas
Óptica Visão
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Supermercado Real 300x250 nas notícias
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250