Supermercado Real POP UP 2
Lettech 970x90
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
TURISMO

Grupo de trabalho planeja trem turístico de Ourinhos a Maringá

Projeto planeja integrar três regiões turísticas alavancando a atividade em vários municípios

12/08/2019 20h23Atualizado há 6 dias
Por: Redação
Fonte: Tribuna do Vale
O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (e) e o presidente da Atunorpi, Wellington Trautwein Bergamaschi - Divulgação
O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (e) e o presidente da Atunorpi, Wellington Trautwein Bergamaschi - Divulgação

O prefeito de Ourinhos (SP), Lucas Pocay e o presidente da Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi), Wellington Trautwein Bergamaschi, reuniram-se recentemente na vizinha cidade paulista, para tratar do projeto “desenvolvimento do trem turístico entre Ourinhos e Maringá, numa extensão superior a 250 quilômetros integrando três importantes regiões turísticas, entre as quais, Londrina”. 

Este será um dos assuntos tratados na próxima quinta-feira (15), na Prainha da Cachoeira, em Ribeirão Claro, durante um encontro regional com a presença do secretário Estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, com abordagem sobre o desenvolvimento do turismo.  

Segundo Bergamaschi, diversas entidades do Norte Pioneiro, prefeituras e outras instituições criaram o Grupo de Trabalho do Trem Turístico, que reúne três regiões turísticas: Corredores das Águas, Norte do Paraná́ e Norte Pioneiro.

A Atunorpi é a entidade responsável pela coordenação da região turística do Norte Pioneiro, a quem coube a iniciativa do projeto do Trem Turístico. “O objetivo principal de nossa entidade é promover e desenvolver o turismo colocando em destaque as regiões citadas, valorizando a cultura, história, gastronomia, economia solidária, inovação, e, principalmente, a geração de oportunidades”, assinala o presidente da Atunorpi.

Lançado no dia 13 de junho deste ano, no Festival de Turismo das Cataratas, o grupo de trabalho tem a missão, através de uma agenda de reuniões itinerantes, catalogar informações e traçar estratégias para a viabilização dos trajetos, periodicidade de passeios, criação de pontos de integração turística, investimentos, infraestrutura e discutir os desafios em torno da viabilização deste projeto.

Wellington Bergamaschi informa que a Atunorpi, inicialmente, através de sua articulação inicial, receberá o primeiro trajeto do trem turístico com início na cidade Ourinhos (SP), com destino a umas das cidades que compõem a região turística do Norte Pioneiro. Tendo como sequência de expansão, o Norte do Paraná (Londrina) e, depois, a região dos Corredores das Águas (Maringá).

Outro ponto forte do projeto é a potencialização e maior divulgação dos atrativos da Rota do Rosário, Rota Sonho Lindo e Rota do Café, projetos turísticos que já vem sendo desenvolvidos no Norte do Paraná, com ênfase na mesorregião do Norte Pioneiro.  Entidades a serem envolvidas no projeto: ABPF, UEL, Museu Histórico de Londrina, Convention Bureau (Maringá e Londrina), Abrasel (Maringá e Londrina), Coletivos Turísticos e seus Roteiros, Região Turística Angra Doce, Paraná Turismo, Rumo e demais entidades de interesse no projeto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 13h11
31°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 17°
29°

Sensação

20 km/h

Vento

21.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Foto Valdir
Ademir Imóveis 300x600
Lettech 300x600
Cinema Caffe 300x600
CINEMA CAFFE 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
RM AR CONDICIONADO
Lettech 300x250
CDS 300x250
SICOOB
PIPELINE PISCINAS
Foto Valdir
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
Mais lidas
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Óptica Visão
Supermercado Real 300x250 nas notícias
AUTOAR REVISORA 300x250
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA