Sábado, 12 de Junho de 2021 15:31
43 99124-9171
Senado Federal Senado Federal

CPI pode votar 61 requerimentos de informações nesta quinta

A CPI da Pandemia pode votar 61 requerimentos de informação sobre temas como compra de vacinas, respiradores e testes para covid-19, financiamento ...

06/05/2021 10h10
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Omar Azis e Renan Calheiros (Mesa) são, respectivamente, o presidente e o relator da CPI - Jefferson Rudy/Agência Senado
Omar Azis e Renan Calheiros (Mesa) são, respectivamente, o presidente e o relator da CPI - Jefferson Rudy/Agência Senado

A CPI da Pandemia pode votar 61 requerimentos de informação sobre temas como compra de vacinas, respiradores e testes para covid-19, financiamento de leitos de UTI, produção de comprimidos de cloroquina e falta de oxigênio e de medicamentos para intubação de pacientes. Os pedidos devem ser votados nesta quinta-feira (6) após o depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres.

Os requerimentos cobram informações de oito ministérios: Saúde, Cidadania; Ciência, Tecnologia e Inovação; Comunicações; Defesa; Justiça e Segurança Pública; Mulher, Família e Direitos Humanos e Relações Exteriores. Há ainda pedidos de documentos dirigidos à Presidência da República, ao Tribunal de Contas da União (TCU), à Justiça Federal, ao Ministério Público, à Anvisa, à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), à Fundação Oswaldo Cruz e às secretarias estaduais e municipais de saúde.

Um requerimento do presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), pede que o TCU realize auditoria sobre o dinheiro repassado pela União para o enfrentamento do coronavírus. A investigação deve focar os 26 estados, o Distrito Federal, as capitais e os municípios com mais de 500 mil habitantes.

O relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), pede informações ao Comando do Exército sobre a produção de comprimidos de cloroquina. Ele requer ainda à Presidência da República registros de todas as reuniões realizadas para tratar direta ou indiretamente de qualquer tema relacionado à pandemia.

O senador Humberto Costa (PT-PE) pede informações sobre leitos em hospitais ligados à estrutura do Ministério da Defesa. Segundo ele, enquanto hospitais públicos e privados estão com taxas de ocupação acima de 80%, hospitais militares reservam vagas e deixam até 72% de leitos de covid-19 ociosos.

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) pede informações a estados e municípios sobre a contratação de oxigênio para os hospitais e o fornecimento de equipamentos de proteção individual. Ele quer investigar eventuais erros ou omissões no uso de verba federal para a aquisição dos insumos.

Até a manhã desta quinta-feira, a CPI da Pandemia já havia votado 126 requerimentos de informação e convocação de testemunhas. Outros 288 pedidos aguardam deliberação do colegiado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 15h16 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 22°

22° Sensação
4.4 km/h Vento
46% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 22°

Sol
Segunda (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol