LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
OPINIÃO

Anteontem, 7 de setembro, e as nossas fanfarras

O episódio, ocorrido no último dia seis de setembro, evocou-me inúmeras memórias ...

09/09/2019 18h37
Por: Redação
Fonte: Da Assessoria
Professor James Rios
Professor James Rios

“Ali, aos pés do Morro das Três Marias, ela tirou as sapatilhas para se conectar com o seu chão, com a sua terra, com as suas raízes. Suas mãos delicadas, mas firmes, golpeavam o atabaque feito menina-música, menina-canção, menina-feliz. Entre uma marcha e outra, ela alcançava a sua identidade, e, pelo que se via, insistia em adiar sua partida daquele terno espaço-momento”.

 O excerto acima é uma tentativa de descrever uma imagem fotografada pelas retinas de quem vos escreve. O episódio, ocorrido no último dia seis de setembro, evocou-me inúmeras memórias enquanto assistia ao último ensaio da fanfarra do Colégio José Pavan, em Jacarezinho. O grupo a que me refiro, coordenado pelo Mestre Capu – que por si só é mote para um artigo exclusivo – é, ao menos por dois motivos, um movimento cultural de resistência.

Primeiro porque a garotada, moradora de um bairro periférico entrecortado por diversos problemas sociais, talvez encontre nos ensaios a única possibilidade de manipular um objeto estético: a música. Nestes espaços-momentos, eles assumem, (in)conscientemente, seus protagonismos no processo de composição das marchas, que vêm a ser coroados de aplausos durante as eventuais apresentações realizadas no âmbito da escola ou durante os desfiles cívico-militares.

Num cenário político-econômico desfavorável à promoção da cultura no país, esses adolescentes estão longe de acessar os equipamentos culturais e os eventos artísticos que a cidade ainda oferece à população. Daí a importância de se aferir reconhecimento a projetos como este, que têm garantido, indistintamente, o acesso aos bens incompreensíveis, como a música, ainda que em seu desdobramento mais rudimentar, como é o caso da percussão.

O segundo ponto que caracteriza a referida fanfarra como movimento de resistência está intrinsecamente relacionado à rarefação do reconhecimento da cultura percussionista em tempos em que o garbo patriótico afigura-se em segundo plano na ordem do dia da sociedade brasileira e, por extensão, da comunidade jacarezinhense. Assim, bandas e fanfarras, quando não extintas, respiram com dificuldades.

Longe de emitir qualquer juízo de valor sobre questões patrióticas, o que nos importa aqui é observar o quanto a redução do senso de civismo contribuiu para que a cultura das fanfarras fosse relegada a segundo plano. À isto, soma-se o desinteresse de muitas instituições escolares, que não se veem mais estimuladas a investir em projetos de percussão justamente por não contarem com rubricas orçamentárias para este fim. Neste cenário, não há culpados - registre-se.

Por isso, anteontem, 7 de setembro, menos quepes, barretinas, fardas ou túnicas. Mais calças jeans, camisetas, óculos Oakley e as sapatilhas da menina que, se possível, dispensaria-nas ali mesmo, na Rua Paraná, em frente ao palanque das autoridades. As marchas, bem distantes da influência norte-americana dos drum corps, flertam com as batucadas dos terreiros e, cada vez mais, exploram ritmos afro-brasileiros. É a identidade dos jovens negros da periferia a ressignificar o conceito de se fazer fanfarra em Jacarezinho. 

Enquanto as minhas memórias transitam entre uma lembrança e outra das fanfarras e bandas nas quais toquei e dirigi, sigo torcendo para que este grupo continue sendo resistência e sejam valorizadas neste tempo presente. 

Prof. James Rios

Mestre em Estudos Literários

Diretor de Cultura da Uenp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 05h06
19°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 19°
19°

Sensação

12.5 km/h

Vento

52.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Foto Valdir
JE LEILÕES ANDIRÁ
Cinema Caffe 300x600
Ademir Imóveis 300x600
JE LEILÕES ANDIRÁ
RM AR CONDICIONADO
Lettech 300x250
CINEMA CAFFE 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
SICOOB
PIPELINE PISCINAS
Foto Valdir
CDS 300x250
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
Mais lidas
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Supermercado Real 300x250 nas notícias
Óptica Visão
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250