LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
POLÊMICA

Curso de Medicina não é um plano de negócio, critica professor

Para Aguinaldo do Carmo, direção da UENP maquia informações para justificar escolha de Cornélio Procópio

09/09/2019 20h55
Por: Redação
Fonte: Tribuna do Vale
Professor Aguinaldo Roberto do Carmo - Foto: Antônio de Picolli
Professor Aguinaldo Roberto do Carmo - Foto: Antônio de Picolli

“Não se trata de disputa política e, tampouco, de disputa entre cidades, estamos falando de um projeto que muda o contexto de uma microrregião exportadora de doentes, que influenciará diretamente a gestão na área da saúde dos municípios e o desenvolvimento socioeconômico da região que apresenta um dos piores índices de desenvolvimento Humano do Estado. O Governo tem que decidir instalar o curso de Medicina da UENP, muito mais que uma decisão técnica, mas humana”. Com esta frase, o professor Aguinaldo Roberto do Carmo resume sua opinião sobre a polêmica gerada pela decisão da reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) que decidiu instalar o curso de medicina da instituição na cidade de Cornélio Procópio, preterindo a microrregião da Amunorpi – Associação dos Municípios do Norte Pioneiro.

Aguinaldo é professor Universitário na área de administração, ex-vereador em Santo Antônio da Platina, e foi um dos idealizadores da proposta do curso de medicina no Norte Pioneiro, liderando um amplo movimento neste sentido em janeiro de 2013.

Para ele, trata-se de investimento de dinheiro público que necessita ser muito bem aplicado para melhorar a qualidade de vida de uma população que há décadas sofre pela deficiência em saúde pública e infraestrutura. “No meu ponto de vista, não há discussão, basta refletir: são seres humanos que todos os dias arriscam suas vidas deslocando-se para grandes centros, a maioria deles, em estado grave de saúde, na luta pela vida”, emociona-se.

Aguinaldo diz que ao assistir a apresentação do projeto de criação do curso de medicina, ocorrido na ultima quinta-feira (5), pela reitoria da UENP apontando Cornélio Procópio como sede, questionou o critério técnico ao escolher uma cidade que está a cerca de 60 km de um grande centro como Londrina, onde têm universidades com dois cursos de medicina já estabelecidos. “Vejo com indignação como essa questão foi e está sendo conduzida pela cúpula da instituição. É visível que estão forçando a barra a favor da cidade sede da Amunop”, critica.

Para Aguinaldo do Carmo, a UENP é uma riqueza incalculável para o Norte Pioneiro e, como tal, deve ser preservada e cada vez mais fortalecida, pois foi criada para ser o pilar de desenvolvimento no Norte Pioneiro e está cumprindo com seu papel. “Porém, analisando o projeto como um todo, vejo que as principais justificativas para a escolha da cidade em que o curso deverá ser implantado é de que a mesma possui 20 leitos a mais em relação às outras, números de médicos, hospital de instituição de plano de saúde, etc... e uma logística descabida para os estudantes fazerem o curso, não são parâmetros essenciais para o Estado aplicar um volume grande de recursos públicos”, observa.

Para o professor “o projeto do curso de medicina não é um plano de negócio. No plano de negócio é analisado a viabilidade econômica e financeira, sendo local de implantação do empreendimento uma das estratégias para gerar maior lucratividade para o investidor, que analisa oportunidades lucrativas, disponibilidades de recursos e infraestrutura existentes. Com essa ideia, sempre os centros maiores e com mais recursos serão contemplados, é fato. No entanto, deixa de fazer sentido o propósito de levar desenvolvimento aos lugares mais distantes”.

O professor opina que de acordo com MEC (Ministério da Educação e Cultura) o critério para seleção da localidade deve-se observar a necessidade de formação médica em municípios mais distantes dos grandes centros, onde a população enfrenta dificuldades para ter acesso aos serviços de saúde e consultas com especialistas. “Outro critério é que não haja cursos a uma distância mínima de 75 km. Portanto há divergências no projeto quanto aos critérios estabelecidos pelo MEC em relação à implantação de novos cursos de medicina”, assinala.

Aguinaldo arremata assinalando que a escolha do local para implantação do curso de Medicina deve ser feita por uma questão social, diminuindo as desigualdades, pois haverá um grande volume de recursos públicos a serem aplicados. “Portanto deve-se fundamentar a o projeto de criação do curso de medicina demonstrando a relevância social e a demanda social por profissionais médicos, ou seja, implantar um curso de medicina próximo a um grande centro com dois cursos existentes, contrapõe o propósito do projeto”, sustenta.

Encerrando, o professor ressalta que o Norte Pioneiro possui diversas potencialidades para a instalação do curso, como, por exemplo, o Hospital Regional estadualizado e subutilizado, consórcio intermunicipal de saúde, centro de especialidades, UTI neonatal e adulta, a instalação do hospital do câncer, entre outras existentes. “Conforme dados do IBGE, o evidente aumento populacional de algumas cidades, com projeção ainda maior para os próximos anos, é urgente a necessidade de investimentos públicos nessas potencialidades, pois com a carência de profissionais médicos aliada à grande demanda da população, cabe ao governo do Estado reavaliar ou refazer o projeto de forma coerente para resolver essa questão”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 05h06
19°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 19°
19°

Sensação

12.5 km/h

Vento

52.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Cinema Caffe 300x600
Foto Valdir
Ademir Imóveis 300x600
JE LEILÕES ANDIRÁ
Rodoviário Afonso 300x250
CINEMA CAFFE 300x250
JE LEILÕES ANDIRÁ
RM AR CONDICIONADO
Lettech 300x250
SICOOB
PIPELINE PISCINAS
CDS 300x250
Foto Valdir
Últimas notícias
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
SCHMIDT MOTOS 300x250
Mais lidas
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Óptica Visão
Supermercado Real 300x250 nas notícias
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250