Domingo, 31 de Maio de 2020
43 99124-9171
Saúde PREVENÇÃO

Saúde mantém alerta contra dengue no Norte Pioneiro

Número de casos se mantém, mas 19ª Regional de Saúde pede à população que continue com cuidados para prevenir a doença

18/09/2019 19h43
Por: Redação
Saúde reforça sobre a importância da manutenção em terrenos e locais que possam servir de criadouro do Aedes aegypti - Foto: Antônio de Picolli
Saúde reforça sobre a importância da manutenção em terrenos e locais que possam servir de criadouro do Aedes aegypti - Foto: Antônio de Picolli

Os cuidados com a dengue, independente do registro ou não de novos casos, devem ser mantidos de forma rigorosa. O recado é da 19ª Regional de Saúde aos moradores dos 22 municípios do Norte Pioneiro em que o órgão atua. A prevenção no período classificado como “pré-verão” é apontada como fundamental para que novos surtos da doença sejam evitados com a chegada do calor intenso.

Embora a região não tenha no momento um panorama com número alarmante de casos confirmados, ainda existem dados significativos sobre a existência do mosquito Aedes aegypti na área de atuação da 19ª Regional de Saúde e o risco de crescimento rápido da doença é eminente.

Os dois últimos boletins do Estado sobre a situação da dengue no Paraná mostram pouco mais de uma dezena de casos confirmados na região. Vale lembrar, porém, que há alguns meses o município de Jacarezinho enfrentou uma grave epidemia da doença.

O chefe da 19ª Regional de Saúde, Tony Palhares, reforça o discurso de prevenção. “Hoje felizmente não temos números de novos casos que sejam expressivos, mas a preocupação é constante e continuamos pedindo à população que colabore com a limpeza de terrenos e de locais que possam se tornar criadouros do Aedes aegypti”.

O alerta da 19ª Regional de Saúde reforça o pedido feito pelo secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, a todo o Estado sobre a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Em todo Brasil, por diversos motivos que vão desde o inverno brando até o descuido da população, os casos de dengue têm crescido significativamente.

Vale reforçar a informação que o Aedes aegypti transmite dengue, zika e chikungunya e, segundo informações da secretaria de Saúde do Paraná, o maior número de focos do mosquito encontrados no Estado estão dentro de residências.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 10h23 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 25°

19° Sensação
3.7 km/h Vento
64% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (01/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (02/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva