Sábado, 27 de Novembro de 2021
20°

Tempo aberto

Santo Antônio da Platina - PR

Turismo Turismo

ATUNORPI realiza visita técnica em Joaquim Távora para validação dos pontos turísticos em potencial

Consolidou novo modelo de reunião presencial envolvendo o Trade Turístico e participou de reunião do CEPATUR com equipe da Paraná Turismo

10/09/2021 às 13h43
Por: Redação Fonte: Assessoria Atunorpi
Compartilhe:
Pontos já conhecidos do município também foram visitados - Divulgação
Pontos já conhecidos do município também foram visitados - Divulgação

A equipe da Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná – ATUNORPI, juntamente com integrantes do turismo de Joaquim Távora e representantes do Paraná Turismo, percorreram alguns locais do município na quinta-feira, dia 26 de agosto, com o objetivo da validação dos pontos turísticos em potencial.

Além da validação, a visita contou com participação na reunião do Conselho Paranaense de Turismo (CEPATUR) onde a equipe da ATUNORPI apresentou dados da Área Especial de Interesse Turístico – AEIT – Federal Angra Doce para representantes de todo o estado de forma remota. “Apresentamos os dados para o estado todo para acompanhar esse movimento, crescimento e desenvolvimento dessa nova região federal que engloba Paraná e São Paulo”, explicou o presidente da ATUNORPI, Welington Trautwein Bergamaschi.

Com novo modelo unindo reunião ordinária e visita técnica a ATUNORPI, realizou sua reunião, que contou com participação presencial da equipe do Paraná Turismo. Segundo o consultor da ATUNORPI, João Gouveia Cezar do Coletivo Pratique Turismo Regional, “durante a reunião ordinária da ATUNORPI, representantes de Joaquim Távora puderam apresentar o município com possibilidade de trocas de experiências, mostrar o que está acontecendo, os projetos atuais e futuros, as ações concretas e também mostra a vontade e o desenvolvimento dentro da segmentação daquele município para que ele possa crescer”, disse.

O secretário de turismo e cultura de Joaquim Távora, Flavio Luis Ribeiro destacou a importância da reunião. “Foi de grande valia para nosso município e no que diz respeito ao turismo municipal e regional. Ter a presença do Presidente Jacob da Paraná Turismo elevou os compromissos de trabalho e de esperança na efetivação dos nossos projetos. Foi um intercâmbio muito promissor entre PR Turismo, ATUNORPI e municípios de Norte Pioneiro que pertencem à associação”, frisou Flávio.

Ainda de acordo com o secretário, haviam dúvidas antes do evento que foram sanadas. “Antes deste evento, haviam muitas dúvidas em como desenvolver projetos e para quem os encaminhar. Essas ações são de extrema importância para se elucidar e esclarecer sobre o desenvolvimento turísticos em nossa cidade e região. Com a presença do Prefeito de Joaquim Távora Reginaldo Vilela, fizemos uma rota nos pontos turísticos tavorenses e os técnicos puderam vislumbrar que esta cidade possui sim muitos atrativos e grande futuro a ser desenvolvido nessa área”, finalizou.

 

Durante o encontro foi formado o primeiro grupo de trabalho instituído no norte pioneiro através da ATUNORPI. “Foi formado o CONTUR (Conselho de Turismo) Regional, para que possamos ajudar a normatização de conselhos nos municípios que estão vindo para região turística Norte Pioneiro e fortalecer aqueles que ainda não conseguiram instituir. Com a situação da pandemia, muitos conselhos pararam de funcionar e agora com essa retomada dessa questão do turismo ganhamos esse reforço com o CONTUR Regional”, frisou João Gouveia Cezar.

Isabella Tioqueta, Diretora de Estruturação de Produtos e Destinos da Paraná Turismo destacou o trabalho da ATUNORPI para o turismo da região do Norte Pioneiro. “A visita foi importantíssima para entendermos de perto as necessidades do município e da região. É visto que há potencial para o turismo cultural, ecoturismo e turismo religioso no município, assim como, o interesse e comprometimento da Prefeitura. O trabalho da ATUNORPI é essencial para que esse potencial possa ser implementado da melhor forma possível. A Paraná Turismo, tem o papel de apoiar e divulgar o trabalho realizado pelas IGRs (Instância de Governança  Regional) e estamos trabalhando de forma alinhada a ATUNORPI para que os projetos possam ser contemplados”, salientou.

Para o presidente da ATUNORPI, a participação de representantes da Paraná Turismo no encontro foi de extrema importância. “Eles deram um suporte muito bom para nós na reunião com atualização do mapa brasileiro do turismo, dos critérios, como vai ser, prazos, o que muda e não muda. Foi muito importante a presença de todos”, destacou Welington.

Participaram do encontrou em Joaquim Távora, o prefeito Reginaldo Vilela, João Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, Diretora de Estruturação de Produtos e Destinos da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, Diretor de Marketing da Paraná Turismo, Sandra Camacho do escritório Regional de Londrina da Paraná Turismo, Paulo Custódio, assessor técnico da Paraná Turismo, residentes, Nandinho Rosa vereador de Joaquim Távora, Valdilene Prazeres representante dos artesãos e artes manuais do Comtur, Marcelo Bertapelli da Emater e representante também das associações dos cafeicultores, com destaque para o café gourmet, além da equipe da ATUNORPI.

Participaram da reunião ordinária da ATUNORPI, Flávio L Ribeiro - Secretário da Cultura de Joaquim Távora, João Jacob Mehl - Presidente PRTUR, Irapuan Cortes - Diretor de Marketing PRTUR, Gabriela Lima - Sec. Turismo de Jacarezinho, Isabella Tioqueta - Diretora Técnica PRTUR, Ailton Souza - Vereador de Andirá, Bruno Dutra - Secretário Municipal, Carlos dos Santos - Diretor de Indústria e comércio de Itambaracá, João Oliveira - Sec Turismo de Itambaracá, Ana Luiza Jacon - Veterinária de Itambaracá, Vera Lucia Mello - Assessora de gabinete de Turismo de Siqueira Campos, Suzana Souza - secretaria cultura de Wenceslau Braz, Sandra Camacho - Coordenadora E.R PRTUR, Adriane Godoi - chefe meio ambiente de Siqueira Campos, Paulo Custódio – PRTUR, Alessandra Xavier – PRTUR, Daiane Hass - residente técnica da PRTUR e Nádia Giannini - Residente técnica PRTUR.

ATUNORPI- Associação Turística do Norte do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Ela é uma Instância de Governança Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região do Norte Pioneiro é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR Atualizado às 03h16 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo aberto

Mín. 17° Máx. 32°

Dom 33°C 17°C
Seg 29°C 19°C
Ter 32°C 16°C
Qua 34°C 18°C
Qui 30°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes