Supermercado Real POP UP 2
Lettech 970x90
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Banda B

Mercosul e União Europeia serão temas de audiências de Comissão da Alep presidida por Martins

A agenda para as audiências públicas e para a reunião especial será definida na próxima reunião da Comissão

14/10/2019 16h53
Por: Redação
Fonte: Banda B
Reunião da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Alep – Foto: Assessoria
Reunião da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Alep – Foto: Assessoria

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa vai realizar duas audiências públicas para debater projetos de interesse do Paraná. A primeira vai discutir o acordo de cooperação econômica firmado entre o Mercosul e a União Europeia. “O Paraná é grande exportador para o continente europeu, especialmente de produtos agropecuários e a Assembleia precisa entender como pode ajudar o Estado a se posicionar diante dessa nova realidade”, disse o presidente da Comissão, deputado Luiz Carlos Martins.

O encontro será coordenado pelo vice-presidente da Comissão, deputado Goura. “Pretendemos reunir especialistas no assunto e representantes do G-7, que reúne as principais entidades do setor produtivo do Estado, como FIEP, ACP, FAEP e Ocepar”, afirma Goura. “Precisamos saber se há necessidade de alguma legislação estadual específica para o acordo funcionar”, acrescentou. Se sim, a Comissão pretende encaminhar os projetos ainda neste ano.

A segunda audiência pública, a ser realizada em Foz do Iguaçu, vai avaliar a proposta que tramita na Câmara Federal, de autoria do deputado paranaense Giacobo, que cria a Zona Franca de Foz do Iguaçu. “A Zona Franca é uma reivindicação antiga da região Oeste e pode provocar mudanças econômicas e sociais profundas, com reflexos em todo o Estado”, avalia o deputado Luiz Carlos Martins. O objetivo é recolher subsídios para a aprovação da proposta no Congresso Nacional.

A Comissão também vai realizar uma reunião especial para ouvir o deputado federal Ricardo Barros, membro do Parlasul, para tomar ciência dos resultados do Seminário sobre a Ferrovia Bioceânica Paranaguá-Antofagasta (Chile), ocorrido no dia 12 de agosto de 2019 em Assunção – Paraguai. “A ferrovia bioceânica representa um salto extraordinário no acesso aos mercados da Ásia para os produtos paranaenses, daí sua importância”, afirma o deputado Goura.

A Comissão já está de posse de um relatório com estudos realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). “Vamos avaliar o projeto e ver de que forma a Assembleia pode contribuir”, adianta o presidente da Comissão, deputado Luiz Carlos Martins. “Nossa intenção é contribuir para o desenvolvimento do Paraná e sua gente”, acrescenta. “O assunto é muito importante e precisa ser debatido em profundidade, com a presença de todos os integrantes da Comissão”, defendeu o deputado Galo.

 

A agenda para as audiências públicas e para a reunião especial será definida na próxima reunião da Comissão, a ser convocada pelo presidente nas próximas semanas. “Nossa intenção é debater estes assuntos ainda neste ano”, adianta o presidente Luiz Carlos Martins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ademir Imóveis 300x600
TOCA LANCHES
Cinema Caffe 300x600
Foto Valdir
Lettech 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
RM AR CONDICIONADO
CINEMA CAFFE 300x250
Blogs e colunas
Foto Valdir
CDS 300x250
PIPELINE PISCINAS
SICOOB
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
Mais lidas
Óptica Visão
Supermercado Real 300x250 nas notícias
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250