Sexta, 29 de Maio de 2020
43 99124-9171
Política POLÍTICA

Comissão da Câmara aprova convite para ouvir ministro Heleno sobre 'novo AI-5'

Ao comentar declaração de Eduardo Bolsonaro sobre instrumento de repressão, chefe do GSI disse que seria preciso estudar como fazê-lo em caso de "radicalização" da esquerda no país.

06/11/2019 17h42
Por: Redação Fonte: Por Fernanda Calgaro, G1 — Brasília
O ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional — Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República
O ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional — Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) um convite para ouvir o ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sobre a declaração dele acerca da necessidade de estudar como conter uma possível "radicalização" da esquerda no país com "um novo AI-5".

Por se tratar de convite, ele não será obrigado a comparecer à audiência, que ainda não tem data.

O ministro deu a declaração em entrevista ao jornal "Estado de S. Paulo" ao sair em defesa do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que havia levantado a hipótese de um "novo AI-5" caso o Brasil também fosse tomado por protestos de rua, como tem acontecido em outros países da América do Sul.

 

Baixado em dezembro de 1968, o Ato Institucional número 5 foi o instrumento usado pela ditadura militar que levou ao endurecimento do regime e resultou na cassação mandatos políticos e suspensão de garantias constitucionais.

 

Originalmente, o requerimento, de autoria do deputado Rogério Correia (PT-MG), pedia que o ministro fosse convocado, o que o obrigaria a comparecer na comissão.

No entanto, graças à intervenção de parlamentares aliados do governo, o pedido de convocação acabou sendo transformado em convite.

Segundo o deputado Sanderson (PSL-RS), do mesmo partido de Eduardo Bolsonaro, o parlamentar falou em “tom de conjectura” e “o intuito jamais nunca foi” de fato pensar na adoção de um “novo AI-5”.

Papo de Política #10: Investigação e democracia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 19h06 - Fonte: Climatempo
18°
Tempo aberto

Mín. Máx. 24°

18° Sensação
2.3 km/h Vento
58.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Domingo (31/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 26°

Sol com algumas nuvens