Supermercado Real POP UP 2
Lettech 970x90
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
POLÍTICA

Comissão da Câmara aprova convite para ouvir ministro Heleno sobre 'novo AI-5'

Ao comentar declaração de Eduardo Bolsonaro sobre instrumento de repressão, chefe do GSI disse que seria preciso estudar como fazê-lo em caso de "radicalização" da esquerda no país.

06/11/2019 17h42
Por: Redação
Fonte: Por Fernanda Calgaro, G1 — Brasília
O ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional — Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República
O ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional — Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) um convite para ouvir o ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sobre a declaração dele acerca da necessidade de estudar como conter uma possível "radicalização" da esquerda no país com "um novo AI-5".

Por se tratar de convite, ele não será obrigado a comparecer à audiência, que ainda não tem data.

O ministro deu a declaração em entrevista ao jornal "Estado de S. Paulo" ao sair em defesa do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que havia levantado a hipótese de um "novo AI-5" caso o Brasil também fosse tomado por protestos de rua, como tem acontecido em outros países da América do Sul.

 

Baixado em dezembro de 1968, o Ato Institucional número 5 foi o instrumento usado pela ditadura militar que levou ao endurecimento do regime e resultou na cassação mandatos políticos e suspensão de garantias constitucionais.

 

Originalmente, o requerimento, de autoria do deputado Rogério Correia (PT-MG), pedia que o ministro fosse convocado, o que o obrigaria a comparecer na comissão.

No entanto, graças à intervenção de parlamentares aliados do governo, o pedido de convocação acabou sendo transformado em convite.

Segundo o deputado Sanderson (PSL-RS), do mesmo partido de Eduardo Bolsonaro, o parlamentar falou em “tom de conjectura” e “o intuito jamais nunca foi” de fato pensar na adoção de um “novo AI-5”.

Papo de Política #10: Investigação e democracia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ademir Imóveis 300x600
Cinema Caffe 300x600
Foto Valdir
TOCA LANCHES
RM AR CONDICIONADO
Rodoviário Afonso 300x250
CINEMA CAFFE 300x250
Lettech 300x250
Blogs e colunas
CDS 300x250
Foto Valdir
PIPELINE PISCINAS
SICOOB
Últimas notícias
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
SCHMIDT MOTOS 300x250
Mais lidas
Óptica Visão
Supermercado Real 300x250 nas notícias
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250