Supermercado Real POP UP 2
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
OPORTUNIDADE

Com descontos de até 90%, bancos farão mutirão de renegociação de dívidas em dezembro

As ações podem atingir 144 milhões de brasileiros

22/11/2019 08h44
Por: Redação
Fonte: Banda B com Estadão
Bancos vão renegociar dívidas em todo o país – Foto EBC
Bancos vão renegociar dívidas em todo o país – Foto EBC

O Banco Central e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assinaram nesta quinta-feira, 21, um entendimento que prevê um mutirão de renegociação de dívidas em agências bancárias de todas as 27 capitais do País. Segundo o presidente da Febraban, Murilo Portugal, as agências bancárias ficarão abertas até as 20h entre 2 e 6 de dezembro para renegociar débitos.

Ao todo, 261 agências bancárias do Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander participarão do mutirão. Segundo Portugal, além de renegociação de dívida, os clientes também terão acesso a orientações de educação financeira.

Os bancos ainda não fecharam as condições que vão oferecer, mas os descontos chegarão a 90%. É o caso do Santander, em que a redução no valor devido poderá ser dessa magnitude nas dívidas com atraso acima de 60 dias, dependendo do caso. A instituição também promoverá cortes de até 20% nas taxas cobradas de clientes com atraso inferior a 60 dias.

A medida é parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a autoridade monetária e a associação nesta quinta, com o objetivo de promover ações coordenadas na área de educação financeira. O entendimento prevê a criação de um plataforma que, além de conteúdo educacional, irá “medir a saúde financeira” dos que desejarem participar. E, ainda, premiação para incentivar ações de educação financeira.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou que as ações podem atingir 144 milhões de  brasileiros.

‘Descontos especiais’

O diretor de Autorregulação e Relações com Clientes da Febraban, Amaury Oliva, destacou que não há padronização de descontos ou condições de parcelamento e os bancos ficarão livres para realizar as renegociações de acordo com seus termos. Ele ponderou, no entanto, esperar “descontos especiais” na semana.

As agências que trabalharão em horário estendido serão divulgadas na próxima segunda-feira, 25, no portal da Febraban. Além da renegociação nas agências, o consumidor também poderá recorrer aos canais digitais dos bancos e à plataforma www.consumidor.gov.br

Febraban e BC não souberam mensurar quantas pessoas serão atendidas ou quanto em dívida será negociado. “Não planejamos uma meta, depende do interesse do cidadão e do consumidor de procurar o banco. Esperamos que adesão seja grande porque os bancos estão propiciando condições necessárias”, afirmou o chefe do Departamento de Promoção e Cidadania Financeira do Banco Central, Luis Gustavo Mansur.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 09h22
25°
Nevoeiro Máxima: 30° - Mínima: 17°
25°

Sensação

13.9 km/h

Vento

61.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
TOCA LANCHES
Ademir Imóveis 300x600
Cinema Caffe 300x600
Foto Valdir
KANOA TROPICAL HOTEL
WhatsApp Tá no Site
Rodoviário Afonso 300x250
CINEMA CAFFE 300x250
Lettech 300x250
RM AR CONDICIONADO
Blogs e colunas
SICOOB
CDS 300x250
PIPELINE PISCINAS
Foto Valdir
Últimas notícias
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
SCHMIDT MOTOS 300x250
Mais lidas
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Óptica Visão
Supermercado Real 300x250 nas notícias
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250