Supermercado Real POP UP 2
Lettech 970x90
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
S.A.PLATINA

Depen se pronuncia sobre fugas, rebelião e morte em cadeia

Órgão diz que unidade carcerária foi consertada pelos próprios presos após motim e já opera dentro da normalidade

27/11/2019 19h16
Por: Redação
Fonte: Luiz Guilherme Bannwart
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

De acordo com o Departamento Penitenciário (Depen), após a rebelião com fuga em massa na cadeia pública de Santo Antônio da Platina no último fim de semana, a unidade foi totalmente vistoriada, mais de uma vez, por agentes penitenciários e do Setor de Operações Especiais (SOE). Além disso, segundo o órgão, todos os danos nas carceragens foram reparados no mesmo dia, por presos implantados nos setores de manutenção de outras unidades próximas.

Segundo o Depen, entre sábado (23) e segunda-feira (25) a carceragem de Santo Antônio da Platina ficou fechada para visita. A partir de terça-feira (26), a previsão era de funcionamento normal. Parte dos detentos que estavam custodiados na unidade foram transferidos e novas remoções estão previstas.

Sobre as denúncias alertando para o risco iminente de fuga em massa e rebelião na cadeia platinense, o Departamento Penitenciário esclarece que as direções da instituição e da regional não foram avisadas. O Depen ressalta que são tomadas as mais diversas medidas legais para evitar qualquer tipo de ato indisciplinar por parte dos presos, em todas as unidades prisionais.

A respeito das fugas registradas na cadeia de Santo Antônio da Platina no início do mês, o órgão explica que o que ocorreu foi que um homem e uma mulher, durante o banho de sol, serraram o solário e fugiram, mas que a grade danificada foi prontamente restaurada para evitar novas fugas. O Depen, no entanto, não se manifestou sobre a fuga ocorrida dias depois em que oito presos ganharam as ruas da cidade.

Quanto à falta de efetivo, o Depen ratifica as informações divulgadas pela reportagem esclarecendo que dois agentes penitenciários pediram desligamento e outros quatro foram afastados por atestado médico, porém, que a direção da regional fez um remanejamento de servidores, para que fosse possível atender todas as unidades.

Sobre o detento assassinado no interior da cadeia de Santo Antônio da Platina, o Depen informa que ele não era um preso de seguro, tendo em vista o registro da ocorrência por roubo. O órgão afirma ainda que a vítima de homicídio já havia sido presa em outro momento e também foi custodiada na cadeia de Santo Antônio da Platina, salientando que após a sua morte, foram recolhidos dados e foi aberta uma sindicância por parte do Departamento Penitenciário, além de ter sido instaurado um inquérito pela Polícia Civil. Ambos os procedimentos estão em apuração e investigação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 14h01
30°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 19°
30°

Sensação

5 km/h

Vento

41.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ademir Imóveis 300x600
Cinema Caffe 300x600
TOCA LANCHES
Foto Valdir
KANOA TROPICAL HOTEL
Rodoviário Afonso 300x250
Lettech 300x250
WhatsApp Tá no Site
CINEMA CAFFE 300x250
RM AR CONDICIONADO
Blogs e colunas
CDS 300x250
PIPELINE PISCINAS
Foto Valdir
SICOOB
Últimas notícias
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
SCHMIDT MOTOS 300x250
Mais lidas
Óptica Visão
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Supermercado Real 300x250 nas notícias
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250