Supermercado Real POP UP 2
Lettech 970x90
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
PARANÁ

Batalhão aéreo da PM treina profissionais de saúde para resgates

O objetivo é que médicos e enfermeiros estejam prontos para atuar nas missões mais difíceis durante a temporada de verão

01/12/2019 08h15Atualizado há 6 dias
Por: Redação
Fonte: Da Agência Estadual

A temporada de verão 2019/2020 contará com uma base do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (Bpmoa) em Matinhos para dar suporte às equipes da PM e do Corpo de Bombeiros em operações, radiopatrulhamento aéreo, resgates e remoções aeromédicas, entre outras ações.

Nesta semana, tripulações médicas de todo o Estado participaram de uma instrução na área dos mananciais da serra, em Quatro Barras, como parte do Curso de Capacitação de Operador de Suporte Médico. O objetivo é que os profissionais estejam prontos para atuar nas missões mais difíceis.

O comandante do Bpmoa, tenente-coronel Julio Cesar Pucci dos Santos, explica que o treinamento faz parte do curso para capacitar profissionais da área de saúde do Paraná para atuarem em missões do batalhão, antecipando a preparação da unidade diante de uma nova norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que estabelece a capacitação de operadores de suporte médico a partir de 2020.

O tenente-coronel destacou ainda que o constante treinamento faz a diferença nos resultados, incluindo a boa referência que a unidade possui no cenário nacional. “Tenho muito orgulho de comandar o batalhão porque o efetivo é diferenciado, são pessoas comprometidas e vocacionadas pelo melhor da unidade. Por isso temos esse pioneirismo e somos acionados pelo governo federal, por conta da qualidade do Bpmoa”, disse.

O Curso de Operador de Suporte Médico foi desenvolvido pelo batalhão e é pioneiro no Estado. A capacitação envolve 66 profissionais das regionais da Secretaria da Saúde, todos já integrantes do trabalho aeromédico.“Fizemos operações como o rapel, vamos condicionar todos profissionais para estarem aptos para infiltração nas áreas remotas, que possam dar um suporte básico de vida como, por exemplo, em ribanceiras, buscando diminuir o sofrimento causado às vítimas”, complementou o capitão Andrey Muller Iark.

De acordo com ele, os exercícios foram preparados de forma que sejam o mais semelhantes possível à realidade que os profissionais vão encarar no atendimento das ocorrências. Os médicos e enfermeiros fizeram embarque a baixa altura, em terrenos que não permitam o pouso adequado; rapel, quando equipes médicas não conseguem pousar; e o salto em ambientação nos meios aquáticos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 16h29
17°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 17°
17°

Sensação

9.3 km/h

Vento

34.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ademir Imóveis 300x600
Foto Valdir
Cinema Caffe 300x600
TOCA LANCHES
Rodoviário Afonso 300x250
RM AR CONDICIONADO
KANOA TROPICAL HOTEL
WhatsApp Tá no Site
CINEMA CAFFE 300x250
Lettech 300x250
Blogs e colunas
PIPELINE PISCINAS
SICOOB
CDS 300x250
Foto Valdir
Últimas notícias
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
SCHMIDT MOTOS 300x250
Mais lidas
Supermercado Real 300x250 nas notícias
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Óptica Visão
AUTOAR REVISORA 300x250
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA