Supermercado Real POP UP 2
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
PARALISAÇÃO

APP diz que metade dos professores parou; SEED dá outros números da greve

Um grande ato do funcionalismo está marcado para esta terça-feira (2), a partir das 9h, na Praça 19 de dezembro

03/12/2019 09h02
Por: Redação
Fonte: Banda B
Foto (Arquivo APP-Sindicato)
Foto (Arquivo APP-Sindicato)

Professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná entraram em greve nesta segunda-feira (2), por tempo indeterminado, e de acordo com levantamento da APP-Sindicato cerca de 50% da categoria já aderiu à paralisação.

Mas, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed), os números são outros: 281 colégios aderiram parcialmente ao movimento até a tarde desta segunda e 43 escolas estaduais tiveram adesão total à paralisação. Ao todo, o estado conta com 2.143 escolas na rede pública.

A expectativa é que esse número aumente, nesta terça-feira (3), quando um grande ato do funcionalismo está marcado a partir das 9h com concentração na Praça do Homem e da Mulher Nu(a) (19 de dezembro), em Curitiba.

O secretário de comunicação da APP-Sindicato, Luiz Fernando Rodrigues, afirma que servidores de outras regiões do estado estão vindo para Curitiba participar do ato e que até mesmo servidores de outras categorias estarão presentes na mobilização. “Nós temos regiões com 4, 5 ônibus vindo para Curitiba e servidores de algumas universidades estaduais, como Maringá e Londrina, já aprovaram paralisações. Participarão do ato amanhã também servidores de outras categorias como agentes penitenciários e policiais civis”, disse Rodrigues que explica ainda que a greve tem duas pautas significativas, uma em relação à previdência dos servidores públicos e outra em defesa da educação pública.

“O governador, desde que assumiu o Governo do Estado, se nega a negociar com os servidores. Aconteceram várias retiradas de direitos, como o fim da licença-prêmio, esse projeto que destrói a aposentadoria dos servidores públicos, além de todo o ataque às escolas com o fechamento do ensino médio noturno e outras atitudes”, disse o secretário da APP-Sindicato.

Temistocles Vidal, do Sindicato Estadual dos Servidores Públicos da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins, conta que vários setores do funcionalismo público declararam indicativo de greve na semana passada e que além da questão da reforma da previdência, os servidores exigem reajuste salarial. “Na campanha eleitoral, o governador disse que podia fazer o reajuste, mas agora eleito alega que não tem condições de dar o aumento. Então tem essa questão salarial que estamos com perdas na casa dos 20% e agora ainda será aumentado o desconto para a aposentadoria com essa reforma”, defendeu Vidal.

A partir das 9h, os servidores começam a concentração para o ato na Praça do Homem e da Mulher Nu(a) (19 de dezembro). Já às 16h, após a mobilização, a categoria se reúne em uma assembleia, em frente ao Palácio Iguaçu, para avaliar os próximos passos do Sindicato.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 09h12
25°
Nevoeiro Máxima: 30° - Mínima: 17°
25°

Sensação

13.9 km/h

Vento

61.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Foto Valdir
Ademir Imóveis 300x600
Cinema Caffe 300x600
TOCA LANCHES
CINEMA CAFFE 300x250
RM AR CONDICIONADO
Rodoviário Afonso 300x250
Lettech 300x250
WhatsApp Tá no Site
KANOA TROPICAL HOTEL
Blogs e colunas
PIPELINE PISCINAS
SICOOB
CDS 300x250
Foto Valdir
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
Mais lidas
Supermercado Real 300x250 nas notícias
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Óptica Visão
AUTOAR REVISORA 300x250
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA