LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
POLÍTICA

Cobra Repórter comemora fim de aposentadorias a ex-governadores

O processo estava em julgamento no Supremo por conta de uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

06/12/2019 18h30
Por: Redação
Fonte: Da Assessoria
Deputado estadual Cobra Repórter durante pronunciamento na Alep - Divulgação
Deputado estadual Cobra Repórter durante pronunciamento na Alep - Divulgação

Como relator do projeto na Assembleia Legislativa que colocava fim ao recebimento das aposentadorias por ex-governadores, assim como para os futuros governadores, o deputado estadual Cobra Repórter comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional, nesta quinta-feira (5), o pagamento de pensão mensal vitalícia aos ex-governadores do estado e viúvas.

Durante a tramitação do projeto na Assembleia Legislativa, o deputado Cobra Repórter havia apresentado parecer favorável para extinguir o pagamento para os ex-governadores que já recebem o benefício. Só que esta emenda em específico não foi aprovada em plenário. E o benefício só foi extinto para o atual e futuros governadores.

"Não era algo justo. O Paraná era um dos únicos estados que pagava o benefício aos ex-governadores, um salário altíssimo, desproporcional à realidade. Em alguns casos, a pessoa ficou poucos meses no cargo e passou a receber. Tentei acabar com isso acatando a emenda que acabava com o benefício de quem já recebia também, mas não foi aprovada na Assembleia. Agora esta mamata acabou", comemorou o deputado.

O processo estava em julgamento no Supremo por conta de uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O STF, por unanimidade considerou o pagamento indevido, pois a Constituição Federal de 1988 não prevê subsídios a ex-governadores – somente durante o exercício do cargo.  Também declarou a inconstitucionalidade de dispositivos de duas leis estaduais: uma prevendo o pagamento de pensão às viúvas dos ex-governadores e outra fixando que o valor seria idêntico ao subsídio estabelecido na Constituição estadual.

Atualmente, oito ex-governadores e três viúvas de ex-governadores recebem o benefício, conforme o Governo do Paraná. Por ano, as pensões custam mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos, um valor mensal de R$ 30.471,11.

O STF determinou ainda que os valores pagos não precisam ser devolvidos por terem sido recebidos de boa-fé.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 12h04
21°
Céu encoberto Máxima: 24° - Mínima: 17°
21°

Sensação

21.1 km/h

Vento

84.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Foto Valdir
Ademir Imóveis 300x600
TOCA LANCHES
Cinema Caffe 300x600
Lettech 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
WhatsApp Tá no Site Notícias
CINEMA CAFFE 300x250
RM AR CONDICIONADO
Blogs e colunas
WhatsApp Tá no Site
SICOOB
KANOA TROPICAL HOTEL
PIPELINE PISCINAS
CDS 300x250
Foto Valdir
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
Mais lidas
Supermercado Real 300x250 nas notícias
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Óptica Visão
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250