REAL POP UP
Lettech 970x250
S.A.PLATINA

Morre João Miguel, o menino-herói que sonhava ser bombeiro

Lutava contra um câncer na bexiga

11/06/2019 19h03Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: Luiz Guilherme Bannwart
Foto: Antônio de Picolli/Arquivo
Foto: Antônio de Picolli/Arquivo

O menino-herói que sonhava ser bombeiro virou anjo. No fim da manhã desta terça-feira (11), o pequeno João Miguel da Silva Ribeiro, de apenas 5 anos, que em janeiro de 2018 realizou o sonho de conhecer o quartel do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, onde viveu parte daquele dia como ‘comandante’ da corporação não resistiu ao tratamento de um tumor agressivo na bexiga e teve a morte confirmada pelos médicos do Hospital do Câncer de Londrina.

A história de João Miguel emocionou a todos que o acompanhavam após o diagnóstico da doença. Quando completou dois anos e oito meses, ele começou a apresentar dificuldade para urinar. Sua mãe, Andreia Caetano da Silva, o levou ao médico, que o diagnosticou com pedras no rim. O tratamento, porém, não apresentou resultados e o estado de saúde de João Miguel se agravou.

A família então procurou outro médico, que identificou um câncer na bexiga do menino. A doença já havia tomado conta do órgão. Ele começou a ser tratado com sessões de quimioterapia, mas dois meses depois, em fevereiro de 2017, precisou ser submetido a uma cirurgia para a retirada do tumor.

As sessões de quimioterapia continuaram. Semanalmente, sempre às quartas-feiras, João Miguel era levado ao Hospital do Câncer de Londrina para o tratamento. A cada 20 dias, as doses administradas aumentavam e ele precisava permanecer internado durante três dias para receber o medicamento.

Em uma das viagens a Londrina, João Miguel comentou sobre o sonho de se tornar bombeiro e que gostaria de ganhar uma farda da corporação. A revelação chamou a atenção da motorista da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, Maura Nazaré Rodrigues, que contou a história à enfermeira do setor de epidemiologia, Josiane Aparecida Teixeira.

No fim de dezembro de 2017, as servidoras municipais se mobilizaram pelo sonho do menino. Elas entraram em contato com o soldado Fabrício, que se comprometeu em ajudá-las. O bombeiro procurou a costureira que presta serviços ao quartel e pediu a ela para que confeccionasse uma farda, exatamente igual às usadas pela corporação, inclusive, com direito ao ‘nome de guerra’ do soldado mirim, que viria a ganhar um dia de bombeiro.

“A minha roupa de super-herói!”. Assim reagiu o pequeno João Miguel, à época com 4 anos, ao receber sua farda das mãos do soldado Pedro Fabrício Godoy Vaz. A emoção tomou conta das pessoas que acompanharam a homenagem ao menino que lutava contra o câncer há um ano e quatro meses.

João Miguel comandou o quartel por algumas horas na tarde do dia 20 de janeiro de 2018. Ele recebeu presentes, conheceu todas as repartições da unidade, aprendeu a manusear a mangueira de combate a incêndio, desfilou no caminhão dos bombeiros acompanhado por outras viaturas com sirenes e giroflex ligados e, após o passeio foi levado para casa, em uma chácara na zona rural do município, pelos militares da corporação.

O corpo do menino João Miguel será velado e sepultado em Santo Antônio da Platina, em local e horário a ser definido pela família.

  • Morre João Miguel, o menino-herói que sonhava ser bombeiro
  • Morre João Miguel, o menino-herói que sonhava ser bombeiro
  • Morre João Miguel, o menino-herói que sonhava ser bombeiro
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 17h29
27°
Poucas nuvens Máxima: 28° - Mínima: 13°
28°

Sensação

6.3 km/h

Vento

53.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ademir Imóveis 300x600
Cinema Caffe 300x600
Lettech 300x600
Foto Valdir
Lettech 300x250
RM AR CONDICIONADO
CINEMA CAFFE 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
Blogs e colunas
SICOOB
PIPELINE PISCINAS
Foto Valdir
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
Mais lidas
Supermercado Real 300x250 nas notícias
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Óptica Visão
AUTOAR REVISORA 300x250
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
Aquarela Enxovais