Lettech 970x90
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
TECNOLOGIA

As vantagens da tecnologia 5G, no Brasil e no mundo

As redes 5G podem oferecer velocidades até 1.000 vezes mais rápidas que as conexões atuais

27/01/2020 14h25
Por: Redação

As redes sem fio atuais geralmente contam com a tecnologia 4G ou LTE, que representam a quarta geração e a "evolução a longo prazo", respectivamente. Essas redes oferecem velocidades sólidas de upload/download e latência razoável, mas os defensores do 5G dizem que há espaço para melhorar. As redes 5G podem oferecer velocidades até 1.000 vezes mais rápidas que as conexões atuais e aumentar a estabilidade das conexões.

Mas o que torna o 5G muito melhor do que as ofertas atuais?

A velocidade e o streaming geralmente estão no topo da lista, já que as melhorias nos downloads de 4G combinadas com o streaming de 4K são um grande atrativo para os consumidores. Mas isso é apenas o começo. O 5G também oferece confiabilidade de conexão mesmo quando os usuários estão em ambientes fechados ou em áreas congestionadas, enquanto as melhorias na largura de banda aumentam significativamente o número de dispositivos conectados.

Talvez o mais importante seja a promessa de menor latência. Se tudo correr conforme o planejado, isso acontecerá em apenas um milissegundo - que, para referência, é 400 vezes mais rápido do que um piscar de olhos. Esse tipo de velocidade, confiabilidade e largura de banda significa um futuro muito diferente para as tecnologias móveis. Desde carros autônomos a experiências de realidade virtual, cidades inteligentes e residências inteligentes, a 5G oferece os elementos básicos necessários para preencher a lacuna entre os processos físicos e virtuais.

No Brasil, a operadora OI proporcionou um teste com conectividade 5G na cidade do rock, durante o Rock in Rio 2019. Mas para chegar aqui, essa nova tecnologia depende do leilão da frequência. O leilão, anteriormente marcado para março de 2020, deve acontecer somente em 2021 se as principais operadoras forem atendidas. A Oi, a Tim e a Vivo já solicitaram que o leilão da conexão 5G seja prorrogado. A nova data ainda não foi estabelecida pela Anatel.

O maior obstáculo à viabilidade comercial do 5G pode não ser a própria tecnologia, mas a padronização das redes e conexões 5G. Suporte a dispositivos, faixas de frequência e expectativas do governo desempenham um papel na implantação do 5G. Os usuários podem esperar uma fase inicial de adoção e, finalmente, o surgimento de padrões mundiais. Quanto mais rápido, melhor, pois os regulamentos aceitos ajudarão a estimular a aceitação global.

O 5G está chegando - e promete uma série de vantagens sobre os concorrentes 4G e LTE. Porém, além da execução da infraestrutura, deve haver uma preocupação em relação à proteção de dados e privacidade das pessoas. A segurança tem extrema relevância porque as decisões que serão tomadas agora terão impacto nos próximos 30 anos. Nesse sentido, o Brasil está mais avançado, pois já tem uma lei sobre o tema. Mesmo assim, a concretização dessa regulamentação é bem difícil.

O mundo está competindo para ver quem vai implementar a 5G antes. Mas parece que o desenvolvimento global vai acontecer somente nos próximos anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 19h35
27°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 16°
28°

Sensação

6.9 km/h

Vento

59%

Umidade

Fonte: Climatempo
Cinema Caffe 300x600
TOCA LANCHES
Ademir Imóveis 300x600
Foto Valdir
Lettech 300x250
CINEMA CAFFE 300x250
RM AR CONDICIONADO
Rodoviário Afonso 300x250
WhatsApp Tá no Site Notícias
Blogs e colunas
WhatsApp Tá no Site
KANOA TROPICAL HOTEL
Foto Valdir
SICOOB
PIPELINE PISCINAS
CDS 300x250
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
Mais lidas
Supermercado Real 300x250 nas notícias
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Óptica Visão
AUTOAR REVISORA 300x250
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA