Segunda, 21 de Setembro de 2020
43 99124-9171
Policial PARANÁ

Médica usa rapel para descer de helicóptero e resgate pioneiro salva mulher em cachoeira

A capacitação aos profissionais de saúde começou em novembro do ano passado

28/01/2020 08h41
Por: Redação Fonte: Felipe Ribeiro e Paulo Sérgio Debski - Banda B
Médica usa rapel para descer de helicóptero e resgate pioneiro salva mulher em cachoeira

Com um resgate pioneiro no estado, a médica Michele Mamprim Grippa foi a primeira profissional de saúde do Paraná a usar o rapel para descer de um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e participar dos primeiros socorros a uma vítima de queda. A situação aconteceu na tarde do último sábado (25), em Morretes, no Litoral do Paraná.
De acordo com o BPMOA, a vítima de 34 anos teria escorregado nas pedras e caiu em uma cachoeira no Salto dos Macacos, necessitando do socorro aéreo.

Em entrevista à Banda B, a médica comemorou o sucesso da operação. “Rapel não está na grade curricular da medicina, mas claro que a gente se prepara para estar apto para o atendimento de emergência quando necessário, especialmente quando envolve altura”, diz.

A capacitação aos profissionais de saúde começou em novembro do ano passado. O curso foi destinado a médicos e enfermeiros da equipe.

Resgate

Para o resgate, foi utilizada a técnica McGuire, que iça a vítima até um local seguro para que possa ser embarcada adequadamente.

Segundo a Dra. Michele Grippa, a opção da técnica se dá pela maior segurança. “Como a vítima estava em um local que o veículo não pode chegar, a gente faz apenas a estabilização para posteriormente embarcar em um local seguro. É um trabalho em equipe e que depende da precisão de todos”, explica.

A vítima foi levada até o Hospital Regional de Paranaguá.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 03h37 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 26°

15° Sensação
21 km/h Vento
76.6% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens