LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
OLIMPÍADAS

Em defesa do ouro, Geração Z luta para não repetir vexames do passado e levar o Brasil a Tóquio

Seleção sub-23 enfrenta a Argentina neste domingo, às 22h30, por uma vaga na Olimpíada

09/02/2020 11h24
Por: Redação
Fonte: Por Bruno Cassucci — Bucaramanga, Colômbia,Globoesporte.com
Jogadores e membros da comissão técnica da seleção sub-23 no vestiário — Foto: Lucas Figueiredo / CBF
Jogadores e membros da comissão técnica da seleção sub-23 no vestiário — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Por muitas décadas, a seleção brasileira enfrentou as críticas e cobranças por nunca ter conquistado o ouro olímpico. O título inédito veio, enfim, no Rio de Janeiro, em 2016, diante do Maracanã lotado. Agora, a pressão é outra, pela defesa da medalha. Atual campeão, o Brasil decide uma vaga nos Jogos de Tóquio neste domingo, em clássico diante da Argentina, às 22h30 (de Brasília), na cidade de Bucaramanga, na Colômbia - a Globo transmite o confronto na TV aberta, SporTV e GlobEsporte.com, com descrição dos lances em Tempo Real e vídeos.

A responsabilidade por levar a seleção sub-23 à Olimpíada estará nos pés de jogadores que, apesar de jovens, já estão acostumados com grandes desafios. Alguns deles já atuam na Europa, enquanto outros, como Reinier e Bruno Guimarães, acabam de acertar transferências milionárias para o Velho Continente.

Membros da Geração Z, como são chamados os nascidos entre 1995 e 2010, eles tentam evitar repetir os vexames de outros craques do passado que sucumbiram em Pré-Olímpicos.

 

Em 2004, por exemplo, a seleção brasileira era repleta de talentos, como Robinho, Diego, Nilmar, Elano, Luisão, Edu Dracena, entre outros. Todos eles tiveram carreiras de sucesso, conquistaram títulos no Brasil e no exterior, mas carregaram para sempre no currículo a mancha de não terem conseguido a classificação olímpica.

 

Naquele Pré-Olímpico, sob o comando de Ricardo Gomes, o Brasil precisava apenas de um empate na última rodada com o Paraguai, mas acabou derrotado.

– É uma desclassificação que vai ficar para toda a minha vida – afirmou Robinho, na época.

 

Em 1992, no Paraguai, a seleção brasileira também teve uma eliminação frustrante com uma geração que tinha Marcelinho Carioca, Dener, Cafu e Roberto Carlos.

Agora, os prodígios comandados por André Jardine tentam escrever uma nova história. Para isso, precisam vencer a Argentina. Um empate também pode garantir a classificação brasileira caso não haja vencedor na partida preliminar entre Uruguai e Colômbia, às 20h.

– Todo mundo quer estar na Olimpíada. Não só eu. Eu tive um monte de propostas, do futebol chinês inclusive, mas recusei para poder jogar a Olimpíada. Abri mão de muita coisa – afirmou o capitão Bruno Guimarães.

 

Ciente da pressão sobre os convocados, André Jardine tenta trabalhar o lado emocional de seus jogadores.

– A gente vai passar muita tranquilidade para eles, pela confiança que a gente tem no processo todo, na equipe e nas ideias que a gente construiu, mas especialmente na confiança que a gente tem neles, atletas que não estão aqui por acaso, atletas importantes, acostumados a jogar jogos decisivos. É passar essa tranquilidade e deixá-los muito conscientes de que nosso time está preparado e que eles possam desempenhar aquilo que estão acostumados a jogar. Que joguem de maneira natural, competitivos, organizados, mas com a parte mental forte e com tranquilidade para tomar as melhores decisões – declarou o treinador, na véspera da partida.

Se for a campo com o time que treinou no sábado, o Brasil enfrentará a Argentina com: Ivan, Guga, Robson Bambu, Bruno Fuchs e Caio Henrique; Bruno Guimarães, Matheus Henrique e Reinier; Pedrinho, Paulinho e Matheus Cunha.

Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 14h36
32°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 23°
36°

Sensação

4.7 km/h

Vento

70.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Foto Valdir
TOCA LANCHES
Cinema Caffe 300x600
Ademir Imóveis 300x600
Lettech 300x250
CINEMA CAFFE 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
WhatsApp Tá no Site Notícias
RM AR CONDICIONADO
Blogs e colunas
SICOOB
KANOA TROPICAL HOTEL
PIPELINE PISCINAS
CDS 300x250
Foto Valdir
WhatsApp Tá no Site
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
Mais lidas
Supermercado Real 300x250 nas notícias
Óptica Visão
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
AUTOAR REVISORA 300x250
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA