Lettech 970x90
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
S.A.PLATINA

Denúncia revela desperdício de medicação no Hospital Regional

Direção rebate acusações e garante remanejamento antes do vencimento

10/02/2020 19h52
Por: Redação
Fonte: Da Redação
Caixas de medicação teriam sido descartadas após vencimento do prazo de validade; hospital nega
Caixas de medicação teriam sido descartadas após vencimento do prazo de validade; hospital nega

O Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP), em Santo Antônio da Platina, mais uma vez é alvo de grave denúncia. Desta vez sobre o suposto vencimento de medicação entregue à unidade que, por falta da demanda de pacientes, teria sido descartada ao invés de ser aproveitada em tempo hábil em outras unidades hospitalares do Estado.

A denúncia feita de forma anônima à Tribuna do Vale e ao Tá no Site mostra suplementos para dietas, que seriam utilizados em pacientes que fazem uso de sondas, armazenados até a data de vencimento (20/01/2020), conforme revelam fotografias encaminhadas aos jornais para comprovar a acusação.

No total seriam 120 unidades de dietas, que juntas somariam valores superiores a R$ 5 mil. O autor da denúncia ainda aponta para uma tentativa fracassada de remanejar o material poucos dias antes do vencimento.

“120 unidades de dietas utilizadas por pacientes com sonda venceram no Hospital Regional de Santo Antônio da Platina. Qual a necessidade de um quantitativo tão alto de dietas em uma unidade que não trata este tipo de paciente?”, questiona o denunciante. “Foram solicitadas para a UTI adulta? Se sim, por que o mesmo planejamento utilizado na solicitação não ocorreu com a devolução?”, continua. 

O denunciante questiona ainda se “nenhuma medida foi tomada para que tais suplementos fossem dispensados para outras unidades com antecedência digna para tempo de uso? Considerando que o hospital é de baixa complexidade e não possui pacientes com sonda, basta saber qual o fim dado a essas dietas. Foram descartadas como tentativa de encobrir um erro de tal magnitude?”, indaga.

“É lamentável saber que muitos hospitais necessitam desta dieta para a melhora do quadro clínico dos pacientes e que na unidade de Santo Antônio elas foram descartadas. Tentativas em despachar esses suplementos nos ‘últimos minutos do segundo tempo’ foram consideradas, mas é claro que hospitais com gestões de excelência não se submeteriam a tal risco em receber o produto com validade tão pouco estendida”, conclui o denunciante.

Direção nega

Em contato com a direção do Hospital Regional, a reportagem foi informada que não houve desperdício de nenhum material e que as dietas foram enviadas a outras unidades hospitalares do Estado.

“A quantidade de dietas é calculada pelo número de leitos em unidades que requerem seu uso, que podem ser, inclusive, pós-operatório de cirurgias gástricas. As dietas foram solicitadas para o início das atividades da UTI adulta, que devido a questões burocráticas aguarda nova data para entrar em operação”, informa a diretora geral Ana Cristina Mico.

Segundo ela, o quantitativo é adequado de acordo com a avaliação das nutricionistas do serviço do HRNP e foram remanejadas ao Hospital de Guaraqueçaba, Hospital Infantil Waldemar Monastier, Hospital Regional do Litoral e Hospital do Trabalhador em novembro de 2019, sendo que a validade dos lotes era de 20/01/2020 até 30/04/2020, portanto bastante flexível para uso.

“O Hospital não é de baixa complexidade, pois funciona uma UTI Neonatal de alta complexidade e o atendimento nas demais clínicas está classificado em média complexidade. Não houve descarte e sim remanejo conforme informado anteriormente. Todas as ações estão documentadas no almoxarifado do Hospital”, esclarece a diretora da instituição, em e-mail à reportagem.

A Funeas (Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná) também foi procurada e o presidente da instituição, Marcello Machado, confirmou as informações repassadas pela direção do Hospital Regional do Norte Pioneiro para esclarecer o fato.

  • Denúncia revela desperdício de medicação no Hospital Regional
  • Denúncia revela desperdício de medicação no Hospital Regional
  • Denúncia revela desperdício de medicação no Hospital Regional
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 14h26
32°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 23°
36°

Sensação

4.7 km/h

Vento

70.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Cinema Caffe 300x600
Foto Valdir
TOCA LANCHES
Ademir Imóveis 300x600
CINEMA CAFFE 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
Lettech 300x250
WhatsApp Tá no Site Notícias
RM AR CONDICIONADO
Blogs e colunas
WhatsApp Tá no Site
CDS 300x250
SICOOB
Foto Valdir
PIPELINE PISCINAS
KANOA TROPICAL HOTEL
Últimas notícias
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
SCHMIDT MOTOS 300x250
Mais lidas
Óptica Visão
Supermercado Real 300x250 nas notícias
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250