Terça, 22 de Setembro de 2020
43 99124-9171
Geral S.A.PLATINA

Denúncia revela desperdício de medicação no Hospital Regional

Direção rebate acusações e garante remanejamento antes do vencimento

10/02/2020 19h52
Por: Redação Fonte: Da Redação
Caixas de medicação teriam sido descartadas após vencimento do prazo de validade; hospital nega
Caixas de medicação teriam sido descartadas após vencimento do prazo de validade; hospital nega

O Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP), em Santo Antônio da Platina, mais uma vez é alvo de grave denúncia. Desta vez sobre o suposto vencimento de medicação entregue à unidade que, por falta da demanda de pacientes, teria sido descartada ao invés de ser aproveitada em tempo hábil em outras unidades hospitalares do Estado.

A denúncia feita de forma anônima à Tribuna do Vale e ao Tá no Site mostra suplementos para dietas, que seriam utilizados em pacientes que fazem uso de sondas, armazenados até a data de vencimento (20/01/2020), conforme revelam fotografias encaminhadas aos jornais para comprovar a acusação.

No total seriam 120 unidades de dietas, que juntas somariam valores superiores a R$ 5 mil. O autor da denúncia ainda aponta para uma tentativa fracassada de remanejar o material poucos dias antes do vencimento.

“120 unidades de dietas utilizadas por pacientes com sonda venceram no Hospital Regional de Santo Antônio da Platina. Qual a necessidade de um quantitativo tão alto de dietas em uma unidade que não trata este tipo de paciente?”, questiona o denunciante. “Foram solicitadas para a UTI adulta? Se sim, por que o mesmo planejamento utilizado na solicitação não ocorreu com a devolução?”, continua. 

O denunciante questiona ainda se “nenhuma medida foi tomada para que tais suplementos fossem dispensados para outras unidades com antecedência digna para tempo de uso? Considerando que o hospital é de baixa complexidade e não possui pacientes com sonda, basta saber qual o fim dado a essas dietas. Foram descartadas como tentativa de encobrir um erro de tal magnitude?”, indaga.

“É lamentável saber que muitos hospitais necessitam desta dieta para a melhora do quadro clínico dos pacientes e que na unidade de Santo Antônio elas foram descartadas. Tentativas em despachar esses suplementos nos ‘últimos minutos do segundo tempo’ foram consideradas, mas é claro que hospitais com gestões de excelência não se submeteriam a tal risco em receber o produto com validade tão pouco estendida”, conclui o denunciante.

Direção nega

Em contato com a direção do Hospital Regional, a reportagem foi informada que não houve desperdício de nenhum material e que as dietas foram enviadas a outras unidades hospitalares do Estado.

“A quantidade de dietas é calculada pelo número de leitos em unidades que requerem seu uso, que podem ser, inclusive, pós-operatório de cirurgias gástricas. As dietas foram solicitadas para o início das atividades da UTI adulta, que devido a questões burocráticas aguarda nova data para entrar em operação”, informa a diretora geral Ana Cristina Mico.

Segundo ela, o quantitativo é adequado de acordo com a avaliação das nutricionistas do serviço do HRNP e foram remanejadas ao Hospital de Guaraqueçaba, Hospital Infantil Waldemar Monastier, Hospital Regional do Litoral e Hospital do Trabalhador em novembro de 2019, sendo que a validade dos lotes era de 20/01/2020 até 30/04/2020, portanto bastante flexível para uso.

“O Hospital não é de baixa complexidade, pois funciona uma UTI Neonatal de alta complexidade e o atendimento nas demais clínicas está classificado em média complexidade. Não houve descarte e sim remanejo conforme informado anteriormente. Todas as ações estão documentadas no almoxarifado do Hospital”, esclarece a diretora da instituição, em e-mail à reportagem.

A Funeas (Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná) também foi procurada e o presidente da instituição, Marcello Machado, confirmou as informações repassadas pela direção do Hospital Regional do Norte Pioneiro para esclarecer o fato.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 02h21 - Fonte: Climatempo
14°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

14° Sensação
24.6 km/h Vento
78.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens