Lettech 970x90
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
ALERTA

Santo Antônio sob risco iminente de epidemia de dengue

Um dia após a morte da estudante Sofia Altvater, denúncias revelam inúmeros focos da doença e moradores cobram fiscalização

14/02/2020 18h36Atualizado há 4 dias
Por: Redação
Fonte: Luiz Guilherme Bannwart
Terreno no centro da cidade acumula lixo e entulho; risco iminente de dengue
Terreno no centro da cidade acumula lixo e entulho; risco iminente de dengue

Um dia após a morte da estudante Sofia Maria Altvater Ramos, 15 anos, diagnosticada com suspeita de dengue, denúncias recebidas pelo Tá no Site e a Tribuna do Vale  revelam inúmeros focos da doença em Santo Antônio da Platina. Os moradores cobram fiscalização efetiva por parte da prefeitura para punir os responsáveis por colocarem as próprias vidas e a de terceiros em risco. O município registra até o momento 16 casos positivos de dengue e 104 notificações.

Em um dos casos denunciados e confirmado pela reportagem, a situação é bastante crítica e preocupante. Um imóvel localizado na rua Coronel Capucho – área central da cidade, cuja estrutura foi parcialmente demolida, vizinhos fotografaram e filmaram diversos objetos e entulho expostos ao tempo, propiciando ambiente ideal para a reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Além do risco que o problema oferece a moradores vizinhos ao local, onde já existe a confirmação de pelo menos três casos positivos da doença, alunos, professores e servidores do Colégio Estadual Rio Branco (mais de 1.200 pessoas) também estão sujeitos a contraírem dengue por conta da falta de conscientização de algumas pessoas.

A gravidade do problema foi levada ao conhecimento da secretária municipal de Saúde na manhã desta sexta-feira (14) por uma moradora vizinha ao local, Cristina Patrial, que cobrou urgência nas ações do poder público para impedir o risco iminente de uma epidemia de dengue na cidade. “De que adianta a prefeitura cobrar e a população denunciar se nada acontece para resolver o problema da dengue na cidade? A conscientização das pessoas é fundamental, mas algumas delas parece não se importarem com a gravidade do problema e o poder publico precisa agir”, cobra a moradora.

A secretária municipal de Saúde, Gislaine Galvão, disse ter recebido a reclamação da moradora. Ela enviou uma equipe de agentes de endemias ao local, que confirmou a gravidade do problema. “Os agentes estiveram no local e iniciaram os trabalhos para eliminar os focos de dengue. O proprietário do imóvel foi notificado e terá o prazo de 15 dias para fazer a limpeza do terreno, ambiente ideal também para animais peçonhentos como: aranhas, cobras e escorpiões”, explicou.

Segundo Gislaine, neste sábado (15) está previsto mais um mutirão contra a dengue nos bairros Jardim Santo André, Jardim Bela Vista, Popular Velha, Jardim São Paulo, Murakami, Vila Galvão, Parque Jandira e Sindicato. O Jardim Santo André registra o maior número de notificações da doença até o momento, 35 no total. O próximo mutirão, cuja data ainda será definida, terá início na rua 19 de Dezembro, no centro da cidade, que contabiliza 19 notificações de moradores com suspeita de dengue até o momento.

Fiscalização

De acordo com o Departamento Municipal de Fiscalização, do início do ano até agora foram feitas mais de 160 notificações a proprietários de terrenos e imóveis sendo estabelecido prazo de 15 dias para as respectivas manutenções, sob pena de multa a quem descumprir o decerto municipal.

Avó lamenta morte de Sofia e cobra responsáveis

Maria Elza Montanheiro Ramos, avó da adolescente Sofia Maria Montanheiro Ramos, foi categórica ao afirmar que a neta morreu em consequência da dengue. Ela usou as redes sociais nesta sexta-feira (14) para cobrar os responsáveis pela limpeza da cidade, que registra acumulo de lixo e entulho em vários bairros, inclusive, em frente à própria casa.

“O que posso dizer de tanta dor que estamos sentindo, de tanto sofrimento, com a perda de uma neta tão amada e querida, que tinha um futuro brilhante pela frente, sempre primeiro lugar em tudo, alegre, carinhosa, agora a perdemos para um mosquito? Não é suspeita, foi dengue que levou nossa querida Sofia. Esta foto que postei aqui foi para mostrar o que acontece. Este lixo está na frente da minha casa, que fica no centro da cidade, há mais de uma semana, e dai... (Sic)”.

Outro lado

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Obras, Everton José Panigada, informou que a prefeitura está discutindo ações para priorizar o serviço de coleta de galhos e entulho na cidade, porém, cobrou conscientização à população. “Assim que tomamos conhecimento sobre a manifestação da avó da Sofia nas redes sociais, de quem sou amigo, e de toda a família também, que lamentavelmente vive um momento terrível, antecipamos imediatamente a retirada do lixo acumulado em frente à casa da família, pois o recolhimento de galhos e entulhos para aquela região da cidade estava previsto justamente para esta semana, conforme cronograma estabelecido pela prefeitura”, esclarece o secretário.

Panigada concluiu dizendo a Secretaria de Obras vai reforçar a divulgação do calendário de coleta de galhos e entulhos em via pública para evitar transtornos aos moradores e risco de uma epidemia de dengue no município. “A grande maioria da população tem conhecimento sobre o calendário do serviço na cidade, mas vamos reforçar a divulgação do cronograma. Importante frisar, porém, que a população precisa se conscientizar e respeitar as datas de coleta, tendo em vista que logo após o recolhimento do material alguns pontos já registram acumulo de galhos, entulho e até lixo doméstico novamente”, adverte. 

 

Maria Elza usou a internet para mostrar o lixo acumulado em frente sua casa há mais de uma semana - Divulgação

  • Santo Antônio sob risco iminente de epidemia de dengue
  • Santo Antônio sob risco iminente de epidemia de dengue
  • Santo Antônio sob risco iminente de epidemia de dengue
  • Santo Antônio sob risco iminente de epidemia de dengue
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 13h26
32°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 23°
36°

Sensação

4.7 km/h

Vento

70.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
TOCA LANCHES
Cinema Caffe 300x600
Foto Valdir
Ademir Imóveis 300x600
RM AR CONDICIONADO
WhatsApp Tá no Site Notícias
Lettech 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
CINEMA CAFFE 300x250
Blogs e colunas
WhatsApp Tá no Site
CDS 300x250
KANOA TROPICAL HOTEL
Foto Valdir
PIPELINE PISCINAS
SICOOB
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
Mais lidas
Supermercado Real 300x250 nas notícias
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Óptica Visão
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250