LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
PROTESTO

Professores municipais de Santo Antônio da Platina podem entrar em greve

Classe tem assembleia com indicativo de greve marcada para esta quinta-feira e reclama de descaso da administração municipal

10/03/2020 07h11Atualizado há 4 semanas
Por: Redação
Fonte: Tribuna do Vale
Divulgação
Divulgação

Os cerca de 400 professores da rede municipal de ensino de Santo Antônio da Platina podem entrar em greve nesta semana. Além das reivindicações de reajustes serem constantemente ignoradas pela administração do município, a classe ainda reclama da total falta de diálogo com o prefeito José da Silva Coelho Neto, o Professor Zezão (PHS). Desta forma uma assembleia com indicativo de greve está marcada para a próxima quinta-feira (12) e definirá se a categoria cruza os braços total ou parcialmente ou se adotará outras medidas para pleitear seus direitos. 

No momento a principal reclamação dos professores da rede municipal está na negativa do município em conceder o reajuste previsto pelo governo federal através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Funbdeb), que repassa recursos específicos para esta finalidade. 

Segundo o presidente da Associação Municipal dos Professores Platinenses, Fernando Nogueira dos Santos, a prefeitura tem sim capacidade orçamentária de dar os 12,84% de reajuste prevista pelo Fundeb. Mesmo assim não houve reajuste para a classe, apenas a reposição salarial de 4,31% dada a todo funcionalismo público municipal. 

“Nós fizemos o estudo técnico com o pessoal do sindicato e a prefeitura tem sim condições de dar os 12,84% de reajuste para os professores. O índice ficaria bem próximo dos 54% de gastos com a folha de pagamento, que é o limite por lei, mas ainda ficaria dentro. Nós não estaríamos pedindo se o município não tivesse condição, a questão é que realmente não querem dar o reajuste”, pontua Fernando. 

“É o terceiro ano já que o prefeito não atende nossas reivindicações e nem conversa tem. Este é o último ano do Fundeb, depois será aprovado um novo, então estamos lutando para garantir agora um direito que temos por lei e que não sabemos como ficará a partir de dezembro deste ano. Talvez a partir do ano que vem não tenhamos mais possibilidades de aumento real, então por isso nossa luta para que este ano, que ainda tem possibilidade pelo governo federal e que o município tem condições, de ser aplicado esse reajuste”, continua. 

A respeito da possibilidade da greve, Fernando afirma que a chance de paralisar as atividades é grande. “Faremos uma assembleia e aí a maioria vai decidir se vamos entrar em greve, se faremos uma paralisação parcial, ou se faremos um protesto, mas pelo que nós temos ouvido dos professores a tendência é mesmo para greve”. 

Outro lado

O prefeito José da Silva Coelho Neto gravou um vídeo para explicar o problema, assista abaixo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 04h32
16°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 15°
16°

Sensação

17.1 km/h

Vento

81.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
TOCA LANCHES
Cinema Caffe 300x600
Ademir Imóveis 300x600
Foto Valdir
RM AR CONDICIONADO
Lettech 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
WhatsApp Tá no Site Notícias
CINEMA CAFFE 300x250
Blogs e colunas
PIPELINE PISCINAS
Foto Valdir
CDS 300x250
SICOOB
KANOA TROPICAL HOTEL
WhatsApp Tá no Site
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
Mais lidas
Supermercado Real 300x250 nas notícias
Óptica Visão
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250