LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
FIQUE ATENTO

Golpes na internet atrelados ao coronavírus crescem tanto quanto a pandemia

O que a maioria desses golpes tem em comum? Links e/ou arquivos maliciosos que infectam os dispositivos informáticos dos usuários

22/03/2020 07h59Atualizado há 1 semana
Por: Redação
Fonte: Leonardo Góes de Almeida
A melhor forma de evitar o golpe é não clicar em links suspeitos, não executar arquivos anexos de mensagens questionáveis e, principalmente, manter seu hardware sempre atualizado com as proteções de segurança mais atuais - Leonardo Góes de Almeida
A melhor forma de evitar o golpe é não clicar em links suspeitos, não executar arquivos anexos de mensagens questionáveis e, principalmente, manter seu hardware sempre atualizado com as proteções de segurança mais atuais - Leonardo Góes de Almeida

Além dos inúmeros cuidados que a população brasileira vem adotando nos últimos dias em função da proliferação da Covid-19, constatamos um crescimento nos golpes digitais utilizando o coronavírus como tema.

As ofertas são as mais variadas possíveis: desde correntes em grupos de WhatsApp prometendo serviços de streaming gratuito até e-mails “oficiais” oferecendo agendamento de testes para diagnóstico da Covid-19.

O que a maioria desses golpes tem em comum? Links e/ou arquivos maliciosos que infectam os dispositivos informáticos dos usuários, deixando-os vulneráveis à captação de dados pessoais, senhas bancárias e até mesmo controle total e irrestrito do hardware em questão.

Tal técnica é popularmente conhecida como “Phishing” (um neologismo próximo do que seria uma espécie de “pescaria” - fishing) e encontra um terreno extremamente fértil em período de grandes comoções como o atual.

A depender do caso concreto, o cracker (uma espécie de hacker do mal) identificado poderá responder por estelionato ou invasão/violação de dispositivo informático (respectivamente arts. 171 e 154-A do Código Penal).

A melhor forma de evitar o golpe é não clicar em links suspeitos, não executar arquivos anexos de mensagens questionáveis e, principalmente, manter seu hardware sempre atualizado com as proteções de segurança mais atuais (seja seu computador, notebook, tablet ou smartphone).

A Netflix (gigante do streaming) publicou nota repudiando as mensagens que visavam prejudicar os seus potenciais clientes. Aliás a própria Netflix no mês passado (fevereiro/20) havia cessado o período de degustação de 30 dias alegando novas políticas comerciais.

Então nunca é demais lembrar: não existe almoço grátis, mesmo em tempos de crise! Além de espalharem desinformação, alguns cliques impensados podem gerar consequências catastróficas a vários usuários inocentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 16h06
31°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 19°
31°

Sensação

13 km/h

Vento

42.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
TOCA LANCHES
Ademir Imóveis 300x600
Foto Valdir
Cinema Caffe 300x600
Rodoviário Afonso 300x250
WhatsApp Tá no Site Notícias
CINEMA CAFFE 300x250
RM AR CONDICIONADO
Lettech 300x250
Blogs e colunas
WhatsApp Tá no Site
SICOOB
KANOA TROPICAL HOTEL
Foto Valdir
PIPELINE PISCINAS
CDS 300x250
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
Mais lidas
Supermercado Real 300x250 nas notícias
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Óptica Visão
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250