Sexta, 05 de Junho de 2020
43 99124-9171
Política POLÍTICA

Deputado Tercilio Turini destaca conquistas na rede de saúde para combate ao coronavírus

Londrina teve importantes avanços na estrutura de saúde para o combate ao coronavírus

21/05/2020 20h25 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Da Assessoria
Gilson de Abreu
Gilson de Abreu

Londrina teve importantes avanços na estrutura de saúde para o combate ao coronavírus e todas as ações fundamentais para reforço da rede pública tiveram a participação do deputado estadual Tercilio Turini na articulação com o Governo do Estado. A ampliação de leitos de isolamento e de UTIs no Hospital Universitário, a instalação do hospital de campanha também no HU e a autorização para a UEL realizar exames da Covid 19 deram mais suporte para o enfrentamento da pandemia.

No final de março, quando o Paraná contabilizava menos de 250 casos da doença, o deputado Turini já atuava em conjunto com dirigentes da UEL e do HU para fazer exames de Covid em Londrina. “A descentralização dos testes é determinante para confirmação de casos, tratamento de pacientes e adoção de medidas de prevenção, como isolamento de pessoas próximas”, afirmou em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 30 de março.

Na época, o deputado destacou que as universidades estaduais de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel já dispunham de estrutura para realizar os testes e só dependiam da autorização da Secretaria de Saúde do Estado para iniciar a análise em pacientes internados e outras pessoas em situação de risco. “O momento exige agilidade nos resultados. A descentralização dos testes vai contribuir bastante no trabalho da rede de saúde, salvando vidas e norteando ações”, salientou Turini.

Desde a segunda quinzena de maio a UEL está fazendo centenas de exames diariamente, nos laboratórios do HU, contribuindo para o acompanhamento mais eficaz na confirmação de casos e descarte de suspeitas, beneficiando moradores de toda Região Metropolitana de Londrina. “Foi um trabalho de convencimento com alcance muito grande e envolveu lideranças politicas, empresariais, gestores da UEL, HU e especialistas da saúde”, aponta o deputado.

Já a melhoria na estrutura do Hospital Universitário aumenta a capacidade de acolhimento a pacientes de todo o Norte do Paraná, explica Tercilio Turini. No dia 18 de março, também em pronunciamento na Assembleia, o deputado já alertava para a necessidade de instalação urgente de UTIs exclusivas para tratamento de pessoas infectadas pelo coronavírus.

“A tendência é o quadro se agravar, exigindo mais estrutura nos hospitais para tratar das pessoas acometidas pelo vírus. A gravidade requer iniciativas rápidas e concretas, porque o Paraná certamente terá muitos casos da doença”, declarou Tercilio Turini naquela oportunidade, com a sua experiência de médico infectologista, que por mais de 30 anos foi professor do curso de Medicina da UEL e diretor do Hospital Universitário.

Em 24 de abril, o HU recebeu R$ 21 milhões do governo estadual para instalar 56 leitos UTI para adultos, 16 leitos pediátricos e mais 142 leitos de enfermaria. “O governador Ratinho Junior veio a Londrina anunciar o investimento no Hospital Universitário. Foi um momento histórico para a rede de saúde pública de Londrina, resultado da mobilização da sociedade organizada”, afirma Tercilio Turini, que teve papel de destaque na conquista, juntamente com os deputados Tiago Amaral e Cobra Repórter, entre outras lideranças.

A implantação no HU da unidade de campanha, ou hospital de retaguarda, foi mais uma reivindicação da comunidade, com atuação firme do deputado Tercilio Turini. “O Hospital Universitário é o maior da rede pública no interior do Paraná, recebe pacientes de centenas de municípios e só atende pelo SUS. É estratégico e se tornou referência para o governo no tratamento do coronavírus”, salienta Turini, lembrando que todo reforço na estrutura do HU permanecerá à disposição da população quando a pandemia passar.

A direção do HU aponta antes da crise do coronavírus, o hospital contava com 297 leitos, sendo 41 de UTI. Agora já tem 327 leitos, 79 deles de UTI. E vai chegar a 447 leitos quando estiver concluída a implantação da unidade de campanha, ou hospital de retaguarda. “Sem dúvida uma vitória para Londrina e toda região”, enfatiza o deputado estadual Tercilio Turini.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 13h06 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. ° Máx. °

22° Sensação
17.3 km/h Vento
57.9% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °