Domingo, 29 de Novembro de 2020
43 99124-9171
Geral ARTIGO

O Visionário Platinense

Em 1958, ano em que a Seleção Brasileira de Futebol conquistava o primeiro título mundial...

24/06/2020 17h15 Atualizada há 5 meses
Por: Redação Fonte: João Neto
O Visionário Platinense

Em 1958, ano em que a Seleção Brasileira de Futebol conquistava o primeiro título mundial, era inaugurada a Arquidiocese de Aparecida pelo Papa Pio XII, no Rio de Janeiro, foi registrado o pior acidente ferroviário do Brasil com mais de 200 feridos e 120 mortes.

Aqui, em Santo Antônio da Platina, o prefeito municipal era Arnolfo Alves, eleito em 1955.

Nossa cidade se desenvolvia a passos largos, várias novas construções surgiam, por todo canto. Nessa época, grandes profissionais despontaram no cenário da construção civil, uns pela competência em trabalhos com madeira, outros pela expertise nas construções em alvenaria.

Era muita competência a serviço do progresso platinense, porém, havia um que se destacava pelo pioneirismo, ousadia e inventividade: Agostinho Gomes Lomba!

Agostinho era um construtor à frente do seu tempo, prezava pela qualidade da obra, sem abrir mão da criatividade.

No dia 1º de outubro de 1953 concluiu, talvez, o primeiro sobrado da cidade, na Rua Sete de Setembro. Está lá, registrado em alto-relevo suas iniciais: AGL-I-X- MCMLIII. E não foi somente o fato de ter sido o primeiro sobrado, Agostinho ousou ao levantar as paredes internas com os tijolos na posição “espelho”. As paredes estão intactas, até hoje.

Agostinho construiu o prédio onde funcionou a Discovery Instrumentos Musicais, de Sebastião Velasco, o 'Mineirinho', com quatro pavimentos. Após o término da obra outros sobrados do mesmo porte surgiram naquele trecho da Marechal Deodoro, parecem ter sido padronizados!

Agostinho não parava, seguia sua luta levantando construções, era do tipo “sangue no zóio” e, além de tudo, enxergava mais longe que os demais.

Se a construção civil pudesse ser comparada a um jogo de futebol, certamente daria pra dizer que Agostinho Gomes Lomba nunca conheceu a derrota.

Agostinho morava com a família numa casa de madeira na Rua Wenceslau Braz. A casa era até confortável, mas, inquieto, Agostinho “o perseverante”, decidiu construir um prédio de cinco pavimentos: térreo e mais quatro andares, uma aberração para a época, lembrando que estamos falando de 1958.

Foi taxado de louco, lunático, desparafusado, enfim, um monte de adjetivos com sentido pejorativo. Agostinho não esmoreceu e idealizou um prédio com linhas arrojadas.

Ocorre que Agostinho Gomes Lomba tinha ao seu lado, Dona Aurora, uma mulher ainda mais desafiadora que ele e, juntos, iniciaram seu castelo. Aos poucos a obra foi criando corpo e toda a cidade comentava sobre o “prédio do Agostinho”. Isso pra não falar dos invejosos que bradavam ao vento que o prédio iria cair.

Dona Aurora foi parceira, esteve sempre ao lado do marido, ajudou no acabamento, na pintura, nos ajustes finais, eis que, cinco anos depois, o prédio estava terminado: o moderníssimo “prédio do Agostinho Lomba”.

Mesmo após o término da obra, em comentários jocosos, afirmavam que o prédio não ficaria muito tempo em pé!

Os filhos Gusto Lomba, Chico, Maria Guiomar, Eliana Mara, Márcia e Dagmar só podem sentir orgulho do Senhor Agostinho Gomes Lomba e Dona Aurora Gomes Lomba. Juntos construíram um castelo, no sentido literal da palavra.

Dona Aurora hoje está com 93 anos, um ser adorável, de sorriso fácil, memória invejável e pura ternura. Com sua ajuda Agostinho Gomes Lomba deixou seu nome escrito em letras garrafais na história de Santo Antônio da Platina.

Outro dia mostrei a imagem do “prédio do Agostinho Lomba” para um engenheiro paulista, perguntei se ele arriscaria um palpite em que ano o prédio foi iniciado, e ele respondeu:

- Anos 80!

- Errou, o prédio que diziam que ia cair está completando 62 anos, sem uma rachadura sequer!

Agostinho "O Gênio". O homem que enfrentou deboches em busca de seu sonho, o homem que ousou desafiar a gravidade!

Uma salva de palmas para o casal Agostinho e Aurora!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 22h53 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 36°

27° Sensação
9.7 km/h Vento
53.7% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.