Terça, 07 de Julho de 2020
43 99124-9171
Geral Artigo

O verdadeiro amor

Seo Alcindo está completando 100 anos

30/06/2020 12h34
Por: Redação Fonte: João Neto
O verdadeiro amor

 

Nos meus tempos de Copel, quando íamos fazer manobras na rede elétrica, no bairro dos Raposos, aparecia um adorável senhor de noventa e tantos anos, que ficava conversando com a gente: Sr. Alcindo, ou melhor, o pai do Zé Coalhada.

Como era gostoso ouvir as histórias do Seo Alcindo. Ele falava de tudo: de sua cidade natal - Conchas -SP, da sua participação na guerra, da sua juventude difícil em Cerquilho, do padrasto que explorava seu trabalho (sem remuneração), dos 27 alqueires de terra que conquistou no cabo da enxada em terras platinenses, dos três filhos: Odila, Neide e José Aparecido, enfim, uma história que daria pra escrever um livro.

Que a vida do Sr. Alcindo Pedro Semain foi um exemplo de luta e superação eu não duvido, porém, quando citava sua esposa, Dona Rosa Merlin, seus sentimentos afloravam. Ele falava dela com ardor, com a voz carregada de sentimentos. Ele deixava transparecer que Dona Rosa era um anjo que ele ganhou de presente de Deus.

Contou que perdeu Dona Rosa em 1999, e foi de repente, enquanto limpava um frango para doar à festa da igreja, passou mal, teve um AVC e partiu para o céu.

Sr. Alcindo disse que, com a morte da companheira, se viu perdido - seu coração ficou faltando um pedaço. Naquele mesmo dia me falou com a voz embargada:

- A pior coisa do mundo é perder quem a gente ama!

Essa foi comovente, uma declaração de amor de uma pessoa com quase cem anos!

Sr. Alcindo, mesmo com a perda da sua amada, tentava seguir sua vida normalmente, cuidava de afazeres no sítio, era simpático com todos, figura presente aos sábados no Clube da Terceira Idade: um verdadeiro pé-de-valsa, diziam!

Pois bem, ontem, dia 29/06/2020, dia de São Pedro, atualizando meu celular, vejo uma postagem da Eliza Miranda, ela fala que Seo Alcindo está completando 100 anos.

Corri para os Raposos, na casa de Dona Maria Rosa e do Jorge Gaspar, lá me informaram que o Sr. Alcindo foi passar uns tempos com uma filha em Cerquilho. Me contaram que ele está bem, porém, com alguns lapsos de memória.

Edilene e Domingos, afilhados, me contaram uma frase que o Sr. Alcindo repetia sempre:

- Rosa fazia tanto por mim que me acomodei, não aprendi sequer fritar um ovo!

Quando retornar de viagem, espero poder reencontrar o Sr. Alcindo, ele é dessas pessoas que, por onde passa, deixa um luminoso rastro de Luz!

Feliz aniversário, Seo Alcindo!

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Neto
Sobre João Neto
• Contador de Histórias • Autor do livro: "Ainda Bem que Você Veio e Outras Histórias de Luz" • Técnico de Segurança do Trabalho
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 02h50 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 26°

17° Sensação
13.7 km/h Vento
83.1% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com algumas nuvens