Sábado, 15 de Agosto de 2020
43 99124-9171
Geral COLUNISTA

O último empório

Apenas a Casa Levatti manteve a tradição!

03/07/2020 18h39
Por: Redação Fonte: João Neto
Fotos: João Neto
Fotos: João Neto

É bom lembrar que, no Brasil, o sistema “peg-pag”, nos supermercados varejistas, surgiu em 1954, em São Paulo. Após isso se proliferou Brasil afora, tornou-se febre e paulatinamente fez desaparecer os empórios de secos e molhados.

Hoje os empórios são raros, e os que existem estão escondidos no interior do país.

Santo Antônio da Platina seguiu no mesmo rumo, e seus grandes empórios, tão presentes desde a primeira metade do século passado, não existem mais, exceto um: A Casa Levatti.

Antes de falarmos da Casa Levatti é importante esclarecer, principalmente para a nova geração, o que é um empório.

Empório é um tipo de comércio em que o cliente chega até o balcão e faz o pedido para o comerciante: arroz, feijão, açúcar, café, milho, fumo, mortadela, etc... Tudo pesado na frente do freguês que, tem a opção de comprar apenas o necessário, em litros ou quilogramas, inclusive o fumo.

Portanto, nos empórios, era indispensável uma balança ‘Filizola’ sobre o balcão. O preço das mercadorias era escrito numa espécie de tabela, que ficava afixada à vista do freguês. As compras, adquiridas em confiança (fiado) eram anotadas numa caderneta enumerada, que ficava em posse do freguês para quitação dos débitos no final do mês, ou, no final da safra. Por incrível que pareça a inadimplência era baixíssima!

Pasmem, até nas grandes fazendas havia um empório para atender os colonos.

Voltando a Casa Levatti, a tradição comercial da família vem desde os tempos de Pedro Levatti, que, no início do século passado, montou comércio na Platina, depois passou para o filho Alexandre, que também inspirou seu filho, Airton Levatti.

Airton, juntamente com sua esposa Valquíria Trevizani, vieram montar negócio próprio na cidade de Santo Antônio da Platina, em 1960, onde também prosperaram.

A Casa Levatti é administrada, desde 1985, por Arlei Levatti, assessorado por seu filho Guilherme Levatti, além do funcionário Igor (Zé Linguiça).

O empório carrega todas as características e layout dos empórios de outrora, inclusive as caixas para armazenamento de cereais a granel, fumo de rolo, bolas de mortadela e linguiça dependuradas no ambiente, sem falar da caixa registradora, a mesma desde sempre. O piso do prédio é dos anos 30, inclusive, idêntico ao piso da igreja matriz da cidade.

Adentrar a Casa Levatti é como mergulhar num empório de antigamente, o cheiro característico, o umbigo encostado no balcão, o cantinho para o aperitivo, a conversa miúda com os fregueses.

O que não se vê mais são os ônibus, vindos da zona rural, que traziam os colonos para compras nos empórios. Aliás, os moradores rurais, a maioria, mudou-se para a cidade, efeitos do êxodo rural.

Apenas a Casa Levatti manteve a tradição!

Além dos secos e molhados lá se vende de tudo, desde cabo de enxada, brinquedos, chapéus, farolete, ração para cachorro, e até panos de prato retrô.

Complementando o mergulho no passado, nos bancos de concreto, em frente ao comércio, impossível não notar uma citação ao Sr. Alexandre Levatti: “88 anos dedicados a esta terra”, e olha que esses bancos estão lá há mais de 20 anos.

Através do trabalho, a família Levatti construiu um legado de respeito e tradicionalismo, seus herdeiros atuam no comércio, na veterinária, na advocacia, na agricultura e pecuária!

Pelo brilho nos olhos do Guilherme Levatti penso que o Empório Levatti ainda vai longe!

Fonte: Dr. Ailson de Jesus Levatti e Arlei Levatti.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 07h50 - Fonte: Climatempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 28°

16° Sensação
16.1 km/h Vento
44.7% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Chuvoso
Segunda (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 22°

Chuvoso