Sábado, 15 de Agosto de 2020
43 99124-9171
Geral COLUNISTA

Uma lenda e um santuário

Eu batia no peito e afirmava que conhecia qualquer fundo de grota da nossa Santo Antônio da Platina, mas não conheço!

13/07/2020 11h07 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: João Neto
Imagens: Desbravadores Explorando o Norte Pioneiro
Imagens: Desbravadores Explorando o Norte Pioneiro

Pelas minhas andanças, nos tempos da Copel, seria capaz de apostar (parafraseando Renato Teixeira) que conheço cada palmo desse chão. Eu batia no peito e afirmava que conhecia qualquer fundo de grota da nossa Santo Antônio da Platina.

Sim, afirmava. Eis que, hoje, o artista plástico e condutor turístico Marcos Almeida me manda algumas fotos de tirar o fôlego, imagens de calendário ou cartão postal e, para minha surpresa, afirma categoricamente, que foram tiradas em nossa cidade, portanto, estou desmentido, eu não conheço toda minha cidade.

A sequência de fotos mostra um verdadeiro santuário com vegetação virgem, água cristalina e formações de rochas calcárias com direito a cavernas e suas fantásticas estalactites e estalagmites.

Localizado às margens do Rio Jacaré, o local é conhecido como Pedra Santa, nome dado pelos antigos moradores da região por acharem que a água que escorria das rochas era milagrosa. Lá eles faziam suas preces e pedidos e, diz a lenda, bebiam da água e alcançavam a graça da cura através da fé!

Essa reserva ambiental é praticamente desconhecida, ideal apenas para turistas ecológicos, pessoas que sabem a importância da preservação. Tudo por aqui é muito frágil, portanto, mantenho o sigilo da localização, mas, me vejo na obrigação de repassar, para contemplação, as imagens captadas pelos desbravadores “Explorando o Norte Pioneiro” - página no Facebook e Instagran.

Esse pessoal da página Explorando o Norte Pioneiro, além de nos trazer imagens e informações de santuários ecológicos escondidos na nossa região tem, por critério, fazer a limpeza de detritos e dejetos deixados em áreas de preservação, verdadeira e invejável consciência ambiental.

Quanto à Pedra Santa, o local de acesso é tão hostil que exige deslocamento com um veículo alto e tração 4X4, além de, pelo menos, um percurso de 10 quilômetros a pé.

Peço desculpas pelo segredo da localização, não queremos que a divulgação possa desencadear uma corrida ao local e a destruição do mesmo, assim como ocorreu com o Mirante, a Cachoeirinha, a prainha do Ribeirão Água das Bicas, além dos frequentes atos de vandalismo no Morro do Bim!

Ficam as imagens para deleite de todos!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 08h10 - Fonte: Climatempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 28°

19° Sensação
16.1 km/h Vento
44.7% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Chuvoso
Segunda (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 22°

Chuvoso