LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
INTERNET SAUDÁVEL

Paraná será o primeiro a aderir ao programa Detox Digital Brasil

O lançamento será dia 4 de julho em Brasília e dia 8 no Paraná

26/06/2019 19h50
Por: Redação
Fonte: Da Agência Estadual
Programa visa alertar os brasileiros sobre os riscos subjacentes ao uso da tecnologia - AEN
Programa visa alertar os brasileiros sobre os riscos subjacentes ao uso da tecnologia - AEN

O Paraná será o primeiro estado a aderir ao programa Desafio Detox Digital Brasil, que o governo federal lançará no dia 4 de julho, em Brasília. A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho teve participação ativa na elaboração do programa, que é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e visa promover uma mobilização e conscientização nacional sobre a utilização ética, saudável e segura dos recursos tecnológicos digitais. O lançamento no Estado será dia 8 de julho.

“As ferramentas tecnológicas digitais foram desenvolvidas para melhorar, facilitar e agilizar a vida das pessoas, mas o uso inadequado ou excessivo pode causar inúmeros malefícios, problemas e até mesmo dependência, principalmente para crianças e adolescentes”, diz o secretário Ney Leprevost. “É preciso despertar nas pessoas um entendimento sobre o papel da família na promoção do uso responsável e inteligente do uso dessas ferramentas, e essa Campanha surge em boa hora, justamente para isso”, explica.

O secretário participará do lançamento nacional, junto com o diretor do Departamento de Justiça, Felipe Hayashi (coordenador da Força-Tarefa Infância Segura) e a assessora técnica da Secretaria, Cineiva Campoli Tono, mestre em educação, doutora em Tecnologia e Sociedade e uma das mentoras do projeto de mobilização.

O programa Desafio Detox Digital faz parte do Programa Reconecte, também do governo federal, e visa alertar os brasileiros sobre os riscos subjacentes ao uso da tecnologia, oferecendo conhecimento científico para a população leiga a respeito dos limites e dos riscos envolvidos no manejo diário de smartphones, tablets, computadores e outros aparelhos eletrônicos conectados à internet.

NO PARANÁ - No Estado, o Programa de Detox Digital faz parte das ações previstas no Pacto Infância Segura, assinado em fevereiro por diversos órgãos públicos e instituições da sociedade civil. Ele integrará a Política Pública de Proteção Integral da Criança e do Adolescente Paranaenses.

Além disso, contará com um braço legislativo, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai). O lançamento no Estado, dia 8 de julho, será no Plenário da Assembleia Legislativa.

“O projeto visa a implementação de ações de caráter intersetorial e interdisciplinar para a garantia de direitos de proteção integral à criança e ao adolescente na Era Digital, também de jovens, adultos e idosos, no que se refere a saúde física e mental, a cognição, as relações sociais e a segurança”, conta Cineiva Tono. Os principais temas abordados serão o ciberbullying, selfitie, selfiefatal, nomofobia, tecnostress, aliciamento e pedofilia; celular e trânsito, pescoço de texto, dedo de gatilho, transtorno de jogo eletrônico, desafios perigosos na internet.

MULTIPLICADORES - Além de seminários, palestras e campanha nas redes sociais, o projeto prevê a formação de multiplicadores junto aos 32 núcleos regionais de Educação da Secretaria da Educação e Esporte e de profissionais das áreas de Justiça, Saúde, Segurança e Assistência Social de todo o Estado.

“A ideia é que ocorra uma rápida disseminação de ações de conscientização nas mais de 2,1 mil escolas públicas do Paraná, integrando esforços de educadores, Patrulha Escolar, psicólogos, pediatras, assistentes sociais e operadores do direito da criança e do adolescente”, explica o coordenador da Força-Tarefa Infância Segura, Felipe Hayashi.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 00h10
22°
Pancada de chuva Máxima: 35° - Mínima: 18°
22°

Sensação

25.3 km/h

Vento

63.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Foto Valdir
Cinema Caffe 300x600
Ademir Imóveis 300x600
Rodoviário Afonso 300x250
Lettech 300x250
RM AR CONDICIONADO
CINEMA CAFFE 300x250
Blogs e colunas
Foto Valdir
PIPELINE PISCINAS
SICOOB
CDS 300x250
Últimas notícias
SCHMIDT MOTOS 300x250
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
Mais lidas
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
Supermercado Real 300x250 nas notícias
Óptica Visão
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA
AUTOAR REVISORA 300x250